Empresários da Indústria no Ceará discutem redução de custos na área de energia

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realiza,​ no dia 12 de novembro, palestra sobre Redução do Custo de Energia na Indústria. O evento acontecerá a partir das 8h, no Auditório Luis Esteves - 5º andar da sede da FIEC, em Fortaleza. O objetivo é debater alternativas de redução do custo de energia nas indústrias cearenses. Na ocasião, será proferida palestra pelo especialista Alan Zelazo, Sócio Diretor da Focus Energia e que também atuou na EDP Energia. A palestra integra o Fórum de Competitividade Industrial do Programa para Desenvolvimento da Indústria.

A energia representa,​ em algumas atividades, um dos mais importantes fatores de custo de produção o que implica direta na competitividade das organizações.

As inscrições,​​ gratuitas,​ podem ser efetuadas pelo formulário:  ​​https://goo.gl/JtM0sH
Informações pelo e-mail  foruns@sfiec.org.br

Saiba mais:

Cerca de 60% do consumo energético no Ceará, tanto para a atividade industrial como para população, ​são registrados nos municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Caucaia e Juazeiro do Norte.

Com relação ao consumo de energia elétrica pelos segmentos da indústria do Ceará, nota-se que os setores Têxtil, Minerais não Metálicos, e Alimentos e Bebidas Lácteas somam, juntos, mais da metade da demanda industrial. Destaca-se ainda que o consumo da Indústria de Transformação representa 96,4% do total, o que guarda relação com a maior concentração de empreendimentos industriais neste setor.

O preço da energia elétrica​ representa expressiva participação nos custos de produção das empresas. ​Os estados do ​ Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e Goiás​, nessa ordem,​ possuem as maiores tarifas médias, enquanto que Amazonas, Amapá e Roraima, as menores. O Ceará ocupa posição intermediária (13º no ranking), com custo de R$ 529 por MWh, ante a média nacional de R$ 544.  Esses dados constam do estudo socioeconômico das Rotas Estratégias Setoriais 2015 - área de Energia.

Serviço: Palestra "Redução de Custos de Energia"

Data: 12/11

Horário: a partir das 8h

Local : Auditório Luiz Esteves, FIEC

​Inscrições gratuitas - ​ ​​https://goo.gl/JtM0sH

​Mais informações: ​​​​foruns@sfiec.org.br​

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA