Wania Dummar e Luis Carlos Sabadia tomam posse no Conselho Estadual de Política Cultural

A presidente do Conselho Temático de Responsabilidade Social (CORES), Wania Dummar, e o gestor do Museu da Indústria, Luis Carlos Sabadia, tomaram posse nesta quinta-feira, 05/11, no Theatro José de Alencar, como titular e suplente, respectivamente, do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC).

A solenidade, realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, marcou as comemorações pelo Dia Nacional da Cultura, celebrado neste dia 5 de novembro. Os 40 integrantes do CEPC incluem representantes do Poder Público e eleitos pela sociedade civil, em um inédito processo de votação online promovido pela plataforma Vota Cultura Ceará. A manhã de festa teve ainda apresentações de dança, circo, da Orquestra de Sanfonas do Ceará e da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho.

É a primeira vez em que o Conselho terá sua formação completa, de acordo com a nova legislação sobre o colegiado (lei 15.552/2014), que passa a ter, além de caráter consultivo, também poder deliberativo e normativo sobre ações da política cultural do estado. A votação para escolha dos conselheiros foi realizada por meio da internet, com eleitores e candidatos acessando o sistema com dados de usuário e senha para registrar seu voto, e votando uma única vez no segmento para o qual se credenciaram. O sistema possibilitou a participação de cidadãos de todas as regiões do Ceará, descentralizando e democratizando o processo de escolha dos novos conselheiros. Somente o segmento "Culturas Indígenas" teve eleição por meio de assembleia presencial, atendendo a uma solicitação dos próprios interessados, no âmbito da I Conferência Nacional de Política Indigenista, realizada em outubro em Fortaleza.

Mais poder e representatividade

Já adequado à nova legislação, o Conselho passa a ser composto majoritariamente por membros da sociedade civil. E passa de 22 membros para 40 integrantes, com maior representatividade dos diversos segmentos da sociedade, inclusive com novas linguagens artísticas contempladas, como a moda e as mídias digitais.

Também como medida de fortalecimento dos colegiados institucionais da cultura, a Secult inaugurou recentemente, no Espaço Estação, onde também funciona a Biblioteca Pública Espaço Estação, o Pavilhão dos Conselhos, espaço agora disponível para os integrantes do CEPC e do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Coepa). Em breve o Conselho realizará sua primeira reunião com a nova composição, definindo o cronograma das próximas atividades.

O Dia Nacional da Cultura é celebrado em 5 de novembro em alusão à data de aniversário do grande escritor, pensador e militante Rui Barbosa.

            

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA