Sindredes e CORES realizam projeto de produção tradicional de redes em comunidades terapêuticas

O presidente do Sindicato das Indústrias de Redes do Estado do Ceará (Sindredes), Aloisio Ramalho, apresentou na sexta-feira, 30/10, durante reunião do Conselho Temático de Responsabilidade Social (CORES), o projeto Redes – Tramas do Ceará, realizado pelo sindicato em parceria com o conselho e o Ponto de Cultura Artesanato e Tradição.

O objetivo do projeto é resgatar o fazer manual da rede tradicional através de parceria com artesãos do distrito de Gaspar – Iguatu, internos da Comunidade Terapêutica Redenção e Rosa de Sarom e Ponto de Cultura Artesanato e Tradição, em Itarema.

De acordo com Aloisio Ramalho, a intenção do projeto é “recuperar o prestígio da tradicional rede artesanal do Ceará, através da implantação de novos padrões para a fabricação de redes de dormir, levando em conta os valores estéticos atuais e os meios contemporâneos de produção, principalmente em relação às técnicas industriais de tingimento com cores firmes, novos tipos de fios e linhas”.

Relatório de atividades

Na ocasião, a presidente do CORES, Wânia Dummar, apresentou as ações do conselho durante o ano. Em junho, foi realizado um debate científico sobre a descriminalização da cannabis sob a ótica médica. As ações de julho se concentraram em integrar o Grupo de Trabalho do Programa Sistema FIEC de Prevenção ao Álcool e outras Drogas para a realização e participação em cursos, palestras e seminários. Representantes do CORES também participaram de eventos em Brasília sobre a temática, como parte das ações do Conselho Temático da Confederação Nacional da Indústria, como o Seminário União Europeia/Brasil e o 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade. Em outubro, Wânia Dummar e Paula Frota tomaram posse no Conselho Interinstitucional de Políticas Públicas sobre Drogas (Dipod).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA