Museu da Indústria participa de oficina de gestão de Políticas de Patrimônio e Memória promovida pela Secult

A coordenadora do Museu da Indústria, Patrícia Xavier, participou nesta quarta-feira, 23/09, da Oficina sobre Gestão de Políticas de Patrimônio e Memória, promovida pela Coordenação do Patrimônio Histórico Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O objetivo da oficina foi fomentar e fortalecer o Plano de Gestão do Patrimônio e dos Museus do Estado do Ceará. Na ocasião, foram debatidas ainda as “Políticas de Patrimônio e de Museus” e os “Sistemas Estadual de Museus e o Estadual de Arquivos”. O evento contou com representantes dos municípios de Fortaleza, Cascavel, Redenção, Juazeiro do Norte, Aracoiaba, Crato, Arneirós, Senador Pompeu, Amontada, Palhano, Itaitinga, Redenção e Icapuí.

Segundo a coordenadora da COPHAC, Carolina Ruoso, esta é a primeira de uma série de atividades que irão pensar numa gestão integrada dos Museus, bens materiais e imateriais.

A ação visa ainda gerar uma cooperação técnica entre município e estado. Para tanto, conta com a participação de museus indígenas, fundações, da Rede Cearense de Museus Comunitários, da Rede Nacional de Museus Indígenas, de atores da sociedade civil que têm projetos filantrópicos, como o pessoal da Escola de Música de Redenção, e ainda de gestores de museus de diversas regiões do Estado.

As resoluções desta primeira atividade, que teve como metodologia a divisão por grupos de trabalho abordando questões como: o programa de ação educativa, a comunicação, as exposições, além da conservação, documentação e salvaguarda, possibilitarão aos grupos mergulhar nestas temáticas e, no futuro, embasará a elaboração de um documento sobre as Políticas de Gestão de Patrimônio e Memória construídas de forma colaborativa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA