Museu da Indústria participa da Primavera dos Museus

Acontece em todo o país, de 21 a 27 de setembro, a Primavera dos Museus. O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI/CE), participa pela primeira vez do evento, com a exposição História da Industrialização do Ceará.

O tema desde ano é "Museus e Memórias Indígenas". Alguns dos processos industriais registrados na exposição, como a indústria de fabricação de redes, foi iniciado pelo conhecimento indígena. A indústria farmacêutica também foi influenciada por esses conhecimentos.

No acervo físico da exposição, é possível encontrar uma máquina de costurar couro, peça de engrenagem de moinho e uma balança de algodão do século XIX. A exposição também conta com artefatos doados por indústrias cearenses, como móveis e equipamentos utilizados pela indústria gráfica, entre eles uma impressora Linotipo e um armário guarda tipos.

A exposição surpreende também pela tecnologia adotada: projeções sincronizadas e de grandes proporções, telas touch screen e acesso virtual a acervos de outros museus do mundo. Os visitantes têm a oportunidade de interagir com as linhas do tempo em totens virtuais, sendo possível acessar dados, documentos e fotos do processo de industrialização cearense.

Sobre a primavera dos museus
A Primavera dos Museus é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente desde 2007. É o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o País e o Ibram.

Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados aumentou 21%. A temporada dos eventos, que tem como tema este ano Museus e Memórias Indígenas, envolve a participação de 809 instituições no Brasil.
Mais informações sobre a ação Primavera dos Museus: http://www.museus.gov.br.

Serviço:
Primavera dos Museus no Museu da Indústria – 21 a 27 de setembro
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 143, Centro
Tel.: 32013901
Funcionamento: Terça a sexta, 9h às 18h; Sábado, 9h às 17h e Domingo, 9h às 13h

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA