FIEC começa a pensar futuros caminhos do setor de energia no Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu na tarde desta quarta-feira, 16/09, no auditório Luis Esteves, 40 especialistas que vão pensar coletivamente visões de futuros e caminhos estratégicos para o setor de energia até o ano de 2025 no Ceará. As Rotas Estratégicas são a maior ferramenta e fazem parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, que prevê uma série de ações, atividades e projetos de inovação visando a promoção da indústria. O presidente da FIEC, Beto Studart, abriu o evento enfatizando que a iniciativa é a agenda positiva que o setor industrial traz em meio a atual conjuntura econômica do país. O painel com especialistas do setor de energia prossegue até esta quinta-feira, 16/9.

O presidente da FIEC, Beto Studart, pediu aos especialistas que saiam do anonimato do conhecimento e que compartilhem informações para que todos aprendam. Citou o exemplo do Núcleo de Economia do Sistema FIEC onde os empresários possuem informações socioeconômicas detalhadas sobre o Ceará. "Os empresários já instalados aqui com as suas empresas e novos investimentos terão grande guarida do conhecimento aqui fornecido ao Programa para o Desenvolvimento da Indústria. As informações coletadas servirão para o desenvolvimento da indústria e do Estado do Ceará nos próximos 40 anos", enfatizou.

O coordenador do Programa para Desenvolvimento da Indústria e também presidente do Sindicato Eletrometalmecânico no Estado, Sampaio Filho, afirma que o momento é de crise na economia porém é hora de ouvir ideias e sugestões sobre fontes alternativas à matriz energética nacional. " Espero que a gente desenvolva cada vez mais as fontes de energias renováveis no Estado e que tenhamos progresso no nosso trabalho coletivo", acredita.

O presidente da Câmara de Energias Renováveis da Adece e também coordenador do Núcleo de Energia do Sistema FIEC, Jurandir Picanço, afirma que a iniciativa aproxima os setores públicos e privados, os principais responsáveis para fazer acontecer no futuro o crescimento das energias alternativas como eólica, solar, fotovoltaica, e micro e pequena geração de energia. "A energia é uma responsabilidade do governo. As ações práticas são feitas pelo privado. Logo, precisamos de um compartilhamento de responsabilidades sobre novos investimentos e as licitações públicas que viabilizam o crescimento das energias renováveis no dia a dia", explica.

As contribuições dos especialistas serão compiladas em forma de Roadmaps – mapas com o futuro desejado, desafios e propostas de ações. Para nortear o trabalho durante os paineis, foram elaborados estudos socioeconomicos com diagnósticos, levantamento de tendências tecnológicas, ativos de pesquisas, desenvolvimento e inovação. O próximo painel com especialistas das Rotas Estratégicas será o do setor eletrometalmecânico nos dias 22 e 23 de setembro.

Sobre as Rotas Estratégicas
O objetivo é sinalizar caminhos de construção do futuro para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará até 2025. As próximas áreas são: construção, logística, saúde, tecnologia da informação e construção, água, agroalimentar, biotecnologia, economia do mar, produtos de consumo (couro e calçados, confecções, madeira e móveis), meio ambiente e turismo e economia criativa).

As Rotas Estratégicas pensam os setores e sua orientação por áreas do estado, em uma perspectiva de longo prazo e induzem a criação de ambientes que atraiam, retenham e desenvolvam pessoas, empresas e investimentos focados na inovação e sustentabilidade. A intenção é permitir que o Ceará possua posição competitiva nacional e internacional nos setores estratégicos, contribuindo para a reorientação do desenvolvimento industrial e econômico do estado.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA