Rede colaborativa de apoio à inovação discute editais do Etene/BNB

A rede colaborativa de apoio ao desenvolvimento à pesquisa e inovação, no âmbito do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, promoveu hoje (27/8) um encontro para discutir aspectos relacionados aos editais do Banco do Nordeste destinado a projetos de pesquisa e difusão de tecnologias, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci).

Um dos problemas debatidos foi a ausência de projetos cearenses aprovados nos dois editais disponibilizados este ano. Gerenciado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste, o Fundeci é pioneiro no fomento à pesquisa e à difusão de tecnologias direcionadas às atividades produtivas, contribuindo para a superação de gargalos do setor produtivo e para a mitigação do risco operacional do Banco.

Entre os objetivos do Fundeci estão o desenvolvimento, a validação e a difusão de tecnologias compatíveis com as peculiaridades regionais, especialmente do semiárido, considerando-se os aspectos econômicos, sociais e culturais do setor produtivo. De acordo com a avaliação de técnicos do BNB presentes ao encontro, diversos aspectos estariam relacionados a esse resultado insatisfatório, como inadimplência de instituições que apresentaram projetos, sem esquecer do mérito propriamente dos trabalhos.

Em contrapartida, os membros do BNB também receberam críticas a elaboração dos editais, que foram desde a falta de uma resolutiva a não aprovação dos projetos, bem como a ausência de clareza em alguns pontos dos editais. O encontro serviu ainda para que fossem apresentadas sugestões de aperfeiçoamento desses editais.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA