Laboratório de Cerâmica Vermelha começa a funcionar no Instituto Senai de Tecnologia em Maracanaú

O Laboratório de Cerâmica Vermelha do SENAI CE começou a funcionar, neste mês de Agosto, no Instituto Senai de Tecnologia em Maracanaú. A estrutura, antes instalada no SENAI Jacarecanga, com a unificação da área de tecnologia do SENAI em 2015, foi recentemente transferida para novas instalações no IST.

O Laboratório encontra-se atualmente em processo de acreditação pelo INMETRO, e nos dias 17 e 18 de agosto, passou por uma pré auditoria para verificação da conformidade de seus processos e serviços à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, que especifica requisitos para a competência na realização de ensaios e calibrações através de métodos padronizados.

A estrutura realiza ensaios em Blocos e Telhas Cerâmicas de acordo com normas técnicas específicas e também verifica o atendimento dos produtos acabados (blocos e telhas) aos critérios do PSQ - Programa Setorial da Qualidade, no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Setor da Habitação (PBQP-H). Os ensaios realizados incluem verificações dimensionais, de propriedades mecânicas e de resistência, conforme normas técnicas da ABNT e portarias do INMETRO.

O laboratório também desenvolve consultorias para adequação dos processos produtivos das indústrias cerâmicas e de seus produtos ao Programa Setorial da Qualidade, visando a certificação destas empresas pelo referido programa, que também é reconhecido pela ANICER - Associação Nacional da Indústria Cerâmica.

Sobre o setor de cerâmica

O Ceará é 5º estado do país em número de empresas do setor industrial cerâmico. São 412 cerâmicas, presentes em 51% dos municípios, empregando 12 mil colaboradores diretamente e 40 mil indiretamente, com produção significativa destinada a outros estados do país.

Serviço:

Os empresários do setor de cerâmica interessados nos serviços do laboratório podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sistema FIEC pelo telefone (85) 4009.6300 ou pelo endereço eletrônico http://www.senai-ce.org.br/86776/paraindustria/institutos-senai-de-tecnologia .

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA