FIEC e Sebrae/CE juntos no movimento "Compre do Pequeno Negócio"

Lideranças empresariais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), presidentes e diretores de sindicatos do setor industrial, participaram quinta-feira (20/8), na sede do Sebrae Ceará, da apresentação do movimento “Compre do Pequeno Negócio”.   Lançado no dia 5 de agosto, a ideia da campanha é usar a força dos pequenos negócios – que são mais de 10 milhões de empresas no Brasil – para fortalecer a economia nesse momento de crise. O movimento quer mostrar que, ao comprar do pequeno empreendedor, as pessoas reforçam a economia local principalmente porque os pequenos negócios são mais ágeis na promoção de novos arranjos, ao contrário do que acontece, muitas vezes, com uma grande empresa.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae, Alcir Porto, os pequenos negócios apresentam vantagens para os consumidores como, por exemplo, o fato de ficarem perto das casas deles e pela certeza de que aquele dinheiro não vai sair do bairro, ajudando a desenvolver a comunidade. Particularmente, no Ceará, o Sebrae está participando e promovendo reuniões com as entidades integrantes do seu conselho deliberativo, ao mesmo tempo em que dialoga e recebe apoio de outras instituições parceiras do setor produtivo, câmaras setoriais, associações de classe  e representativas de segmentos econômicos.

 Alcir Porto cita, além do evento com a FIEC, encontros já promovidos pelo Sebrae com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e empresários da região do Cariri, na sede da CDL de Juazeiro do Norte, para a divulgação da campanha. Ele destaca que o Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários para se voltarem  a essa perspectiva de relacionamento comercial. O diretor do órgão afirma que uma das dificuldades que o Sebrae enfrenta é fazer com que as MPEs conheçam os serviços oferecidos a eles. Nesse sentido, a FIEC, destaca Alcir, é uma parceira fundamental para o Sebrae com vistas a fazer chegar as MPEs o conceito da campanha “Compre do Pequeno Negócio”.

Para o diretor administrativo da FIEC, Ricardo Cavalcante, a parceria firmada com o Sebrae vem fortalecer a relação já existente entre as duas entidades. Ele ressalta que o presidente Beto Studart tem procurado despertar entre os gestores da federação e os empresários da indústria a capacidade de pensar o futuro, como meio de se avançar na conquista de novas perspectivas. No caso das PMEs, Cavalcante lembrou que 94% das empresas cearenses se inserem nesse cenário, respondendo por 26% do PIB estadual. "Temos, por isso, que pensar cada vez mais em possibilidades de mercado para essas empresas".

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