Rede Empreender realiza reunião na FIEC

A Rede Empreender, iniciativa do Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), realizou mais uma reunião no dia 26 de junho, na Casa da Indústria. Foi o oitavo encontro dos participantes, que se reúnem com o intuito de  fortalecer o ecossistema de empreendedorismo cearense.

Na ocasião, o economista do Núcleo de Economia e Estratégia, Guilherme Muchale, apresentou dados sobre inovação e tecnologia nas empresas nordestinas e cearenses. Segundo ele, as indústrias da região ainda precisam avançar nessa área e estão atrasadas em relação ao resto do país. “Apenas 0,7% dos empregos da indústria nordestina são gerados em atividades tecnológicas. No Brasil, esse número é o dobro: 1,4%”.

Muchale também apresentou dados da Pesquisa de Inovação (PINTEC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostra que quanto mais específico o processo de inovação, menor a participação do Nordeste em termos de empresas inovadoras. Ele também apresentou dados da quantidade de mestres e doutores por mil habitantes brasileiros nos estados nordestinos e no Brasil.

O coordenador de cooperação do Núcleo de Economia e Estratégia da FIEC, Mário Gurjão, destacou a importância de conhecer essas informações. Ele ressaltou o valor do relacionamento em rede para desenvolver o empreendedorismo.

O Núcleo de Economia e Estratégia vem atuando na criação de ambientes colaborativos através da construção de redes temáticas e setoriais, que proporcionem a aprendizagem, interação e implantação de iniciativas e projetos que contribuam para o desenvolvimento da indústria do Ceará.

A Rede empreender é um dos projetos componentes do Programa para Desenvolvimento da Indústria, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria a partir da geração de informações estratégicas, fortalecimento de setores intensivos em tecnologia e conhecimento, bem como a reorientação de setores tradicionais, permitindo a tomada de decisões antecipadas para posicionar competitivamente a indústria, inclusive a nível mundial, alinhando as estratégias empresariais às temáticas de inovação e sustentabilidade, induzindo um ambiente de negócios moderno e dinâmico, capaz de atrair, reter e desenvolver pessoas, empresas e investimentos inovadores.

A Rede Colaborativa de Empreendedorismo – Empreender conta com a participação de representantes dos setores acadêmico, produtivo e governamental, que se reúnem quinzenalmente, na sede da Federação das Indústrias. ParticipaM: Endeavor, Fajece, Aje, Fejece, FB Ideias (Grupo Farias Brito), Padetec, Junior Achievement, Centro de Empreendedorismo da UFC, Polivalenti, 85 Labs, Rede de Empreendedorismo Colaborativo da UECE, AIESEC, Faculdade Luciano Feijão, SECITECE, CENTEC, Startup Weekend, Rede de Incubadoras do Ceará – RIC, Fametro.

          

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA