Confiança do industrial cearense em abril cai 9,4 pontos em relação a 2014

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) cearense se mantém, pelo segundo mês consecutivo, na casa dos 44 pontos, ou seja, indicando pessimismo do empresariado local, situando-se quase 17 pontos abaixo da média histórica. Quando comparado com índice apresentado no mês de abril de 2014 (54 pontos), há uma queda de 9,6 pontos. Os dados são do Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).


Já o índice de confiança do empresário industrial brasileiro apresentou leve recuperação, apesar de apresentar o segundo pior resultado da série histórica, chegando a 38,5 pontos em abril, ou seja, o indicador nacional ainda se posiciona abaixo do limiar do otimismo. A intensidade do pessimismo pode ser notada quando comparamos o indicador atual com abril de 2014 (-10,7 pontos) e com a média histórica (-18 pontos).


Em uma análise setorial, apesar da estabilidade ICEI cearense, foi registrada queda no indicador da indústria de construção (-3,2 pontos), atingindo 44,0 pontos em abril, em contraponto ao ganho de confiança no setor da transformação (+ 1,9 pontos).


As pequenas empresas apresentaram a maior recuperação do ICEI (+ 2,1 pontos), gerados, principalmente, pela menor pessimismo com a economia brasileira para os próximos seis meses, comportamento também observado nas grandes indústrias do Estado.

Acesse a publicação aqui.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA