FIEC sedia lançamento da primeira rede de pesquisa e inovação em energias renováveis do Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe no dia 13/03 o workshop de lançamento da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis do Ceará (Rede VERDES). Numa articulação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), com o apoio institucional da FIEC, o evento contará com uma intensa programação de apresentação de projetos de pesquisa sobre temas que envolvem energias renováveis, além de palestras. Destaque para a participação do professor da Universidade de Málaga, na Espanha, Enrique Rodriguez-Castellon, Catedrático em Química Inorgânica, Coordenador do Instituto Interuniversitario de Investigación en Biorrefinerías e ex-Diretor da Oficina de Transferencia de Tecnología (OTRI). Ele irá fazer uma exposição sobre os desafios para a transferência de tecnologia da academia para a sociedade, a partir da experiência espanhola da Andaluzia.

O principal objetivo do evento é apresentar à sociedade e ao setor produtivo a Rede VERDES, pioneira no Estado. Formada por mais de 100 pesquisadores ligados a 26 Unidades de Pesquisa (Laboratórios) de 14 Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT), a Rede une projetos de pesquisas básicas e aplicadas realizadas de forma colaborativa, versando sobre os diversos tipos de energias limpas. A ideia é que as pesquisas gerem transferência de tecnologia e inovações relevantes para o setor de energias, produzindo impactos socioeconômicos e ambientais para o Ceará.

De acordo com uma das coordenadoras da Rede, professora doutora Mona Lisa M. de Oliveira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o desenvolvimento do trabalho em redes de pesquisa tem a vocação de fornecer aprendizagem compartilhada, novas oportunidades de pesquisas, projetos, compartilhamento de recursos e transferência de tecnologia de forma mais consistente. “A Rede VERDES é uma rede de pesquisa sem precedentes no Ceará.  Trata-se de mais um veículo de fortalecimento da interação da tríplice hélice da inovação (governo, universidades e empresas), que pode ajudar a impulsionar ainda mais a descarbonização do setor produtivo de forma tangível e com expansão para novos negócios no nosso Estado”, explicou.
  
A Rede VERDES é apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará (Funcap) e nasce com 12 projetos multidisciplinares em quatro áreas temáticas: energias renováveis, transporte e combustíveis sintéticos, aplicações industriais e hidrogênio verde. Os projetos são fruto de ações integradas entre as unidades de pesquisa cearenses em várias áreas de atuação, indo desde a Pesquisa Fundamental, como base para desenvolvimentos posteriores em temáticas estratégicas do setor de energias renováveis, até a Gestão da Inovação, que atuará como vetor integrador entre as atividades de pesquisa e o setor industrial.

Fazem parte da Rede as seguintes instituições: UFC (coordenação geral), UECE (coordenação associada), IFCE (coordenação associada), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Instituto Atlântico e Instituto Rever.

Serviço:
Workshop de lançamento da Rede VERDES
Data: 13/03
Horário: Das 8h às 18h
Local: Casa da Indústria (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota)

Programação:

8h - Abertura
9h - Apresentação geral da Rede VERDES
9h15 - Palestra: Desafios para o desenvolvimento tecnológico do H2V e das energias renováveis no estado do Ceará: a visão do CIPP - Hugo Figueiredo, Diretor Presidente do CIPP
10h30 - Apresentação de projetos - Bloco 1 - Temas: Gestão da Inovação e Pesquisa Fundamental Aplicada - Moderador: Jorge Soares, Diretor de Inovação da FUNCAP
12h - Intervalo
13h30 - Palestra: Desafios para a transferência de tecnologia da academia para a sociedade: a experiência na Andaluzia, Espanha - Prof. Enrique Rodriguez-Castellon (Univ. Málaga, Espanha)
14h15 - Apresentação de projetos - Bloco 2 - Temas: Disponibilidade e Produção - Moderador: Jurandir Picanço, Consultor em Energias Renováveis da FIEC
16h15 - Apresentação de projetos - Bloco 3 - Produção e Utilização - Moderador: Ludmilla Campos, Secretária Executiva de Atração de Investimentos, Recursos Externos e Inteligência Comercial da Secretaria das Relações Internacionais do Estado do Ceará
17h45 - Encerramento

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA