IEL Ceará promove aula de campo na usina de hidrogênio verde da empresa EDP, no Pecém, para os alunos do curso de Formação em Energias Renováveis e Hidrogênio Verde

Pioneiro em treinar líderes e profissionais para o mercado das energias renováveis no Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu nesta quinta-feira (22/2) uma aula de campo na planta piloto de produção de hidrogênio verde na empresa EDP, no Pecém, para os alunos do curso de Formação em Energias Renováveis e Hidrogênio Verde. A aula foi planejada para enriquecer o conhecimento dos alunos e proporcionar uma visão prática do conteúdo ministrado no curso, complementando as apresentações da sala de aula com a realidade do mercado. 

Na visita, os alunos foram ciceroneados pelo engenheiro mecânico Mário Alves, que representou o professor Joaquim Rolim. O gerente da EDP, Cayo Moraes, ficou responsável pela apresentação sobre os detalhes técnicos do projeto de hidrogênio verde da empresa. A planta conta com uma usina solar com capacidade de 3 MW, que gera a energia utilizada localmente, e um módulo eletrolisador de 1,25 MW, onde é feita a conversão de água em hidrogênio verde. A unidade tem capacidade para produzir 250 Nm3/h de hidrogênio verde. 

De acordo com o especialista na área e professor do curso do IEL Ceará, Joaquim Rolim, a aula é de grande importância para oportunizar aos alunos uma experiência única de conhecer in loco um projeto que representa o grande potencial do futuro do Ceará. “Esse momento veio para agregar uma visão prática de que o hidrogênio verde é viável tecnicamente e que já estamos em condições de produzi-lo no Ceará”, destacou.

Os alunos avaliaram positivamente a iniciativa. Um deles é o engenheiro de produção do grupo Vicunha Têxtil, Thiago de Castro. Para ele, foi uma experiência de aprendizado muito relevante e o curso, como um todo, contribuiu para ampliar o seu repertório em relação às soluções que contribuem com a diminuição dos custos com energia e com a redução dos impactos ambientais. Thiago explicou que acredita na importância da formação continuada e está sempre investindo em cursos que possam aprimorar as suas habilidades profissionais.

“Com o IEL Ceará, pude ampliar minha visão no tocante ao meu desenvolvimento. Me surpreendi positivamente com a magnitude técnica e comportamental dos docentes e com a estrutura do IEL. Além disso, tudo que absorvemos em sala conseguimos assimilar através das visitas técnicas fomentadas pelo IEL Ceará junto aos seus parceiros. Deixo aqui meus agradecimentos ao IEL Ceará pela qualidade, eficiência e ternura na contribuição da realização dos meus sonhos, através do ensino e conteúdos apresentados”, comentou.

A visita à EDP marcou o encerramento da primeira turma do curso de Formação em Energias Renováveis e Hidrogênio Verde do IEL Ceará, cujas aulas ocorreram de 6 de novembro de 2023 até o dia 24 de janeiro deste ano. Na próxima segunda-feira, 26/2, têm início as aulas da segunda turma com cerca de 40 alunos. Uma nova turma está prevista para o mês de junho.     

Com uma carga horária de 64 horas/aula, a formação prepara profissionais, líderes e demais interessados para os desafios das empresas do setor, abordando aspectos técnicos, jurídicos, regulatórios, ambientais e de segurança. Nele, os alunos são preparados para entender sobre o ambiente regulatório, legal e ambiental relacionado à implantação de projetos dos diversos tipos de energia renovável, bem como a exploração da cadeia produtiva dessas energias e seus principais requisitos para estudos de viabilidade técnico-financeira de projetos.

“A formação, que surgiu a partir da experiência do nosso MBA em Gestão em Energias Renováveis, teve uma excelente procura na primeira turma e por isso logo incluímos uma nova oportunidade na programação deste ano. Além de ser uma temática que faz todo sentido dentro da necessidade da transição energética do planeta e do protagonismo cearense em relação ao hidrogênio verde, a nossa formação traz um corpo docente altamente qualificado, formado por professores que atuam no mercado na área das disciplinas que vão ministrar”, explicou a coordenadora das áreas de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA