Equipes cearenses se preparam para etapa nacional do torneio SESI de robótica, em Brasília (DF)

Ainda este mês, acontece a etapa nacional do torneio SESI de robótica (temporada 2023-2024), que faz parte do Festival SESI de Educação. Os corações estão a mil e as equipes cearenses acertam os últimos detalhes, antes de embarcarem para Brasília (DF), onde o torneio acontece, de 28 de fevereiro a 2 de março. O local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita. Confira a programação, clicando AQUI.

Mais uma vez, o Ceará se supera e vai levar uma delegação ainda maior para o evento, com 140 pessoas, entre alunos de 16 equipes, professores, diretores, gerente e equipe de comunicação. Dentre as equipes, além das escolas SESI SENAI Ceará, também irá uma da rede municipal de ensino de Caucaia, município da região metropolitana de Fortaleza. Esta participação é fruto da parceria com a Prefeitura Municipal, para a qual o SESI Ceará presta assessoria educacional através da Fábrica de Robôs. Em contrapartida, o SESI treina uma equipe da EEIEF Tiradentes para a participação nos torneios.

As equipes, este ano, contam com o patrocínio das seguintes empresas: M. Dias BrancoAproar e Realize Software. Tudo isso garante mais uma participação histórica no festival.

Conheça nossas equipes

Nesta temporada, o grande tema é “FIRST IN SHOW”, que exigirá dos estudantes não só conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática - o chamado STEM - como também muita criatividade para explorar o mundo das artes.

Nesta edição, serão mais de cem competidores cearenses, nas 4 modalidades competitivas: FLL, F1 in Schools, FTC e FRC (saiba mais sobre cada uma mais abaixo).

FLL - FIRST® LEGO® League Challenge

  • Crazytech - Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza)
  • New XP - Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza)
  • Caustorms - EEIEF Tiradentes (Caucaia)
  • Beebots - Escola SESI SENAI Sobral
  • BelTech - Escola SESI SENAI Sobral

F1 in Schools

  • Woltz - Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza)
  • Gogotech - Escola SESI SENAI Barra do Ceará (Fortaleza)
  • Lightstorm - Escola SESI SENAI Centro (Fortaleza)
  • Shooting Star - Escola SESI SENAI Juazeiro do Norte
  • Avaritia - Escola SESI SENAI Sobral

FTC - FIRST® Tech Challenge

FRC - FIRST® Robotics Competition


Expectativas

Participar de um evento desta proporção é uma experiência bastante enriquecedora para estudantes de todo o Brasil. O ambiente, apesar de competitivo, é majoritariamente de colaboração, criatividade, inclusão e amizade. Cada equipe tem seu próprio stand e todas elas são incentivadas a experimentar o máximo nível de respeito - costumam apoiar umas às outras, trocar bottons, brindes e aprendizados. A vivência expande os horizontes para muito além da robótica.

Integrante da equipe All Might (FRC), Davi de Lima reforça tudo isso: “Nossas expectativas estão altíssimas; nossa equipe completamente focada e ansiosa, não somente para demonstrar nossas habilidades adquiridas ao longo dessa temporada, mas pela experiência e pela troca de conhecimento que o evento proporciona a todos nós envolvidos. Sabemos que cada torneio é uma oportunidade única para compartilhar ideias, testar criações e fortalecer laços entre competidores da robótica de diferentes regiões do Brasil", afirma ele, que é aluno do 3º ano do Novo Ensino Médio.

"Espero que eu consiga fazer muitas amizades, que a minha equipe tenha um bom desempenho. A diversão vale mais do que qualquer coisa”, diz, animada, a Maria Eduarda, aluna do 1º ano do Novo Ensino Médio, competidora da equipe Crazytech (FLL).

"Nossa expectativa é muito grande, pois passamos meses nos preparando para o [torneio] Nacional. Participamos do amistoso, no início de fevereiro, em Minas Gerais, e foi muito bom ver os nossos erros. Estamos ansiosos para colocar em prática, em Brasília, aquilo que melhoramos!", comenta Giovanna Keuly, aluna do 3º ano do Novo Ensino Médio, integrante da equipe Spartan (FTC).

"Eu espero que possamos realizar um trabalho excepcional, tanto nas pistas de corrida quanto nas apresentações, para que possamos nos divertir e celebrar conquistas. Por fim, estamos muito ansiosos para o Nacional em Brasília”, diz a Maria Yasmin Rodrigues, integrante da equipe Shooting Star (F1 in Schools).

Seminário de Educação

Além do torneio de robótica, o Festival SESI de Educação 2024 inclui, na programação, o Seminário Internacional SESI de Educação, que será realizado no dia 28/02. Promovido pelo SESI Departamento Nacional com o apoio do Movimento Pela Base, o evento também é gratuito e reúne representantes do setor público, da sociedade civil e demais interessados, para um debate sobre o direito de aprender.

O seminário estimula a troca de ideias, experiências e identificação de práticas educacionais inovadoras, bem como cria redes de colaboração, disseminação de conhecimento e fortalecimento do sistema educacional brasileiro.

Para inscrever-se no Seminário Internacional SESI de Educação, basta clicar AQUI.

Entenda as categorias do torneio

FIRST® LEGO® League Challenge (FLL): Nesta categoria, os estudantes de 9 a 15 anos (em equipes de 2 a 10 integrantes) são desafiados a buscar soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, precisam trabalhar baseados em valores: respeito, ganho mútuo e competição amigável. Os robôs construídos são baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, programados para cumprir uma série de missões.

F1 in Schools: no projeto educacional da Fórmula 1, os estudantes montam escuderias, com 3 a 6 integrantes. As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h em uma pista de 24 metros.  Eles também montam um plano de negócios e de marketing para promover a escuderia.

FIRST® Tech Challenge (FTC): a partir de um kit básico e da criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e programam robôs de até 19kg, que precisam realizar uma série de atividades, como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos robôs. 

FIRST® Robotics Competition (FRC): semelhante à FTC, a FRC é mais complexa porque os robôs são de porte industrial e chegam a 56 kg e 2 metros de altura. Também precisam realizar atividades na arena, como se equilibrar em uma plataforma. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.
 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA