Jacaúna inicia processo de certificação junto ao Programa ESG-FIEC

A empresa Jacaúna, indústria do setor moveleiro sediada em Marco (CE) e associada ao Sindimóveis-CE, iniciou seu processo de certificação ESG, junto à FIEC. Nos próximos 12 meses, a empresa vai atender aos 72 indicadores previstos no Programa ESG-FIEC para, então, ser auditada e, em caso de aprovação, receber a chancela da Bureau Veritas - organização internacional de certificação.

A Jacaúna tem a responsabilidade socioambiental como um de seus pilares, fabricando móveis com madeira certificada 100% reflorestada e fazendo a reutilização de serragem, além de investir em reflorestamento e no próprio parque de energia solar.

“A certificação das práticas ESG é um importante passo da Ruah Indústria e do Grupo Jacaúna, rumo ao reconhecimento das práticas sustentáveis desempenhadas por nós. Estamos empenhados nesse objetivo”, comentou o Diretor Financeiro da empresa, Paulino Aguiar.

“A jornada rumo à certificação ESG-FIEC irá aprimorar as ações ambientais desempenhadas pela da Ruah Indústria e o Grupo Jacauna. Muitas delas já alinhadas com os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU”, completa Maurício Sousa, Consultor e Analista Ambiental da Jacaúna.

Para a Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias, a busca pela certificação é uma decisão que pode impactar positivamente em outras indústrias. “O Núcleo ESG está firmemente comprometido em promover e incentivar práticas sustentáveis em todas as indústrias do Ceará. A Ruah se destaca como um exemplo inspirador, na indústria moveleira do estado, demonstrando que é possível alcançar altos padrões de sustentabilidade sem comprometer a qualidade ou a competitividade. Acreditamos que, seguindo o exemplo da Ruah, outras empresas do setor podem também adotar medidas que contribuam para um futuro mais sustentável e responsável para o nosso estado”.

Sobre o Programa ESG-FIEC

O Programa de Certificação ESG-FIEC, lançado em abril de 2022, tem como objetivo fornecer ao mercado uma avaliação e uma validação das práticas ESG (sigla, em inglês, para Ambiental, Social e Governança) das indústrias cearenses, além de guiá-las rumo à sustentabilidade, em alinhamento com as melhores práticas globais. O programa é auditado por um dos maiores organismos certificadores do mundo, a Bureau Veritas, que chancela práticas ESG de forma totalmente imparcial, trazendo a credibilidade e a segurança que o mercado requer.
 

Saima mais sobre o Núcleo ESG da FIEC, clicando AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA