Sindiverde recebe capacitação sobre a certificação ESG-FIEC

O Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) realizou, nesta quinta-feira (31/01), a segunda reunião do ano de 2024, na Casa da Indústria. O encontro, que contou com a participação de representantes do setor, teve o objetivo de capacitar os associados sobre a certificação ESG-FIEC.

Estiveram presentes: o Presidente do Sindiverde, Mark Augusto Lara; o Diretor Administrativo do Sindiverde, Márcio Dantas; o Conselheiro do Sindiverde, Gleyson Freitas e os associados Marcelo Mendonça (Emis Ambiental), Pedro Mendonça (Mendonça Indústria e Comércio de Correias LTDA), Lélio Trentini (Ecovidro), Ana Paula (Gideão Logística & Transportes), Maria Helena (Mundo Limpo), Valter Sena (Britaleza), Ademir Freitas (A Freitas Representações) e Jackes Araújo (Jackes Araújo & Advogados Associados).

Alcielia Farias, Coordenadora do núcleo ESG-FIEC, apresentou o processo de certificação ESG: Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Lançado em 2022, o selo tem o objetivo de guiar as indústrias cearenses nos projetos de sustentabilidade. O programa é auditado pelo Bureau Veritas, um dos maiores organismos certificadores do mundo.

De acordo com Alcielia, durante o período de até 12 meses a empresa vai atender os 68 indicadores do Programa de certificação ESG e, no final do processo, a empresa passará pela auditoria de terceira parte. Caso aprovada, receberá a chancela pela organização internacional de certificação Bureau Veritas.

O Núcleo ESG da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), iniciou suas atividades em março de 2022 e lançou o Programa de Certificação no dia 19 de abril. Atualmente conta com 32 empresas em processo de certificação, onde 10 delas foram certificadas.

Alcileia Farias destacou que o Núcleo ESG-FIEC busca inspirar outras empresas a trilharem o caminho da certificação para contribuir na construção de um mundo empresarial mais consciente e comprometido com os desafios socioambientais contemporâneo, além de garantir a perpetuidade dos negócios em um universo corporativo cada vez mais competitivo.

O presidente do Sindiverde, Mark Augusto Lara, deu um breve depoimento sobre a experiência em buscar a certificação ESG. “A Limptudo, empresa de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos, já passou por algumas reuniões, sabatinas, questionamentos e entrega de documentos. Já estamos avançando alguns degraus”, disse.

Por fim, os associados puderam tirar dúvidas sobre o processo e saber mais sobre os impactos da não adequação das empresas aos pilares de governança corporativa, social e ambiental.

“A ideia do Sindiverde é publicitar aos nossos associados esse novo produto que o Sistema S tem. Gostaria muito que o meu sindicato, com vários associados, aderisse a esse edital da caminhada ESG para buscar o subsídio para as Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e, assim, conquistasse essa novidade que potencializa nossas empresas e possibilita a abertura de novos contratos e novas parcerias”, finalizou o presidente do Sindiverde, Mark Augusto Lara.

Saiba mais
Para fazer uma avaliação gratuita sobre o nível atual de maturidade da sua empresa com relação às práticas ESG, acesse o site do programa de certificação da FIEC clicando AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA