Segundo dia do Torneio SESI de Robótica é marcado pela animação e criatividade das equipes

O segundo dia do Torneio SESI de Robótica - FIRSTⓇ LEGOⓇ League Challenge (FLLC), neste sábado (02/12), começou com a recepção aos alunos na quadra da Escola de Referência SESI, de Juazeiro do Norte. Estudantes, técnicos, coordenadores, juízes e árbitros tiveram um momento de descontração com música, dança e muita alegria. O clima leve foi essencial para a sequência da programação: a apresentação dos projetos de inovação e a competição de robótica.

Após retornarem aos pits (stands), as equipes já se organizavam de acordo com o cronograma das apresentações. Algumas seguiam para a sala de avaliação e outras participavam de rounds testes da competição de robótica. Havia também aquelas que continuavam nos pits se preparando para a tão aguardada avaliação.

Ao fim das apresentações era possível ver a alegria dos alunos de concluir essa etapa para a qual se dedicaram por meses. A felicidade era transmitida por meio de músicas temáticas preparadas especialmente para o evento. Foi o caso da equipe E.C.T. Sesi PI, da escola Conselheiro Saraiva, do município de Teresina, no Piauí. Além de cantar músicas, a equipe estava caracterizada com roupas de uma história muito conhecida: Chapeuzinho vermelho. O motivo é o tema escolhido para a apresentação: cinema.

“O objetivo do nosso projeto é construir uma escola cênica inclusiva. Nós sabemos da exclusão que pessoas com deficiência vivem diariamente e da inclusão parcial de profissionais com deficiência na atuação artística, de filmes e séries. Mas e no processo de produção das obras, por que não capacitar essas pessoas para que elas possam trabalhar?”, propõe a estudante Brenda Yohanna, do 9º ano, com 15 anos de idade, veterana na competição.

O nome do projeto é “Escola Cênica de Teatro” e já foi apresentado até para deputados federais da Assembleia Legislativa do Piauí. “Reforçamos a necessidade da criação de um projeto de lei que dê visibilidade a essas pessoas também na arte”, justifica.

O projeto de inovação expandiu as fronteiras da escola e agora a equipe também deseja conquistar novos espaços: já garantiu o seu lugar no Torneio de Robótica. “Estamos muito felizes e empolgados com as duas competições. Os juízes e árbitros são muito educados e acolhedores, nos sentimos abraçados pela atenção e cuidado que tiveram conosco. Aqui temos de tudo, treino, dança, diversão, rounds, inovação, é uma oportunidade muito boa e queremos aproveitar ao máximo”, conclui.

Alunos que participam da competição costumam retornar nos anos seguintes, mas com Wellington Patrício de Souza foi diferente: com apenas 19 anos de idade, ele é técnico da equipe New XP, da Escola SESI SENAI Parangaba - Fortaleza (CE). “Eu fico muito feliz de voltar como técnico e ver que mais da metade das equipes são do projeto Fábricas de Robôs, que eu também participei. Nosso papel como técnico não é falar o que eles devem fazer, mas de facilitar o trabalho e guiá-los. Alguns ficam inseguros, mas nós fortalecemos o desenvolvimento da liderança e da confiança de cada um deles”, explica.

Torneio de Robótica

Nas mesas do torneio de robótica o desafio era montar, programar e operar um robô feito com peças de LEGOⓇ para cumprirem tarefas que têm como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. O percurso é dividido em 15 missões que valem 10, 20 ou 30 pontos, sendo 450 pontos o máximo que pode ser atingido por round, que dura 2 minutos e 30 segundos. “Eles precisam ter atenção, por isso ficam um pouco nervosos. Mas eu sempre falo que basta relaxar e acreditar que dá certo. Eles estão se saindo bem, principalmente no espírito de equipe, que também é avaliado”, explica a árbitra Mayane Primo.

Feliz com o resultado dos testes, Luiz Henrique, estudante do 8º ano na Escola de Ensino Fundamental Danilo Dalmo, de Caucaia (CE), integra a equipe Botmac e está animado para as próximas etapas da competição. “No treino já fizemos mais de 200 pontos e à medida que praticamos vamos melhorando. Temos uma equipe mista, com veteranos e novatos na competição, o que ajuda muito. Uns com experiência e outros com grande motivação. É uma experiência incrível do evento de forma geral. Aqui temos diversão, inclusão, desafios, interação e também fazemos amizades”, elenca.

O torneio segue até este domingo (03/12), com as semifinais e finais do torneio de robótica e encerramento às 12h, quando haverá a cerimônia de apresentação. O evento é aberto ao público.

Equipes semifinalistas
WCP (Wind Cascavel Power) - E.E.B.M. Benigna Pacheco - Cascavel (CE) — 355 pontos
Gnômon - Escola SESI SENAI Parangaba - Fortaleza (CE) — 355 pontos
X-Stage - Escola SESI SENAI Parangaba - Fortaleza (CE) — 325 pontos
New XP - Escola SESI SENAI Parangaba - Fortaleza (CE) — 325 pontos

“O segundo Torneio SESI de Robótica, etapa Ceará, está marcado pela maturidade das equipes, com projetos de inovações criativos e robôs com ótimo desempenho, porém, o ponto alto é a alegria das crianças e adolescentes na troca de conhecimento”, destaca Paulo Roberto, Interlocutor da Robótica do SESI Ceará.

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