Representantes da FIEPE e da FIEB visitam pólo industrial químico de Guaiúba, a convite do Centro Industrial do Ceará

Nesta terça-feira, 21/11, industriais de Pernambuco e da Bahia visitaram o Guaiúba Chemical Park, pólo Industrial químico que fica a 40km de Fortaleza, a convite do Presidente Centro Industrial do Ceará (CIC) e Diretor de Relações Industriais do Sindquímica-CE, Marcos Soares. A proposta é que os empresários, ligados a Sindicatos e Federações de Indústria de seus estados, pudessem conhecer o modelo inovador de gestão do polo e trocar experiências.

Participaram da visita: o Presidente do Sindicato da Indústria de Cosméticos e Perfumaria do Estado da Bahia (Sindcosmetic-BA), Raul Menezes; o Presidente do Sindicato das Indústrias de Sabão e Velas, Saneantes e Produtos de Limpeza do Estado de Pernambuco (Sindlimpe-PE), Alfredo Nozes Salazar, e sua esposa, Fátima Salazar; o Diretor Financeiro do Sindilimpe-PE, Aldemar Campello; do mesmo sindicato, o Vice-Presidente, Felipe Bezerra Coelho, que também é Diretor Financeiro da Federação das Indústrias do Estado do Pernambuco (FIEPE); e o Presidente do Sindicato das Indústrias Químicas, Farmacêuticas e da Destilação de Petróleo no Estado do Ceará (Sindquímica-CE), Paulo César Gurgel.

A visita foi iniciada pela unidade industrial da Wana, empresa de produtos químicos para diversos setores, como tintas e revestimentos, saneantes, cosméticos e têxtil. Em seguida, a comitiva conheceu a fábrica da Intraplast, empresa de produção de embalagens plásticas com foco no setor alimentício, de propriedade do industrial e Vice-Presidente do Sindquímica-CE, Beto Chaves.

“É importante que as Federações (não só as do Nordeste, mas do país inteiro) troquem experiências e interajam. Mas, como nosso mercado nordestino é muito parecido, e as três maiores federações são Ceará, Bahia e Pernambuco, convidamos os Presidentes das Federações e de sindicatos para que eles viessem conhecer um projeto exitoso, iniciado em 2013, com total apoio da FIEC, do Governo do Estado (através da ADECE) e da Prefeitura de Guaiúba”, disse Marcos Soares.

Inspiração do presente para o futuro

Os industriais visitantes demonstraram interesse em replicar o modelo de gestão do pólo de Guaiúba em seus estados. O pioneirismo está na criação de uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto Orbitar, dirigido por empresários e uma equipe multidisciplinar, para gerir o Guaiúba Chemical Park e o Maranguape Industrial Park - este, um projeto multissetorial que vai reunir indústrias ligadas ao Sindquímica, ao SindRoupas, ao SindConfecções e o Simec, na Região Metropolitana de Fortaleza. Toda esta infraestrutura tem sido implementada com base em experiências robustas de dentro e de fora do Brasil, após incursões industriais a países como Alemanha, Portugal e Japão.

“É a segunda vez que visito Guaiúba. É um pólo inovador, criado e gerido por empresários, com um modelo que queremos levar para a Bahia. Vimos que foram criadas soluções com base nas necessidades que as empresas têm, inspiradas em experiências até de fora do Brasil. Muitos modelos de gestão espalhados pelo país acabam sem sucesso, justamente pela falta disso”, comentou o Presidente do Sindcosmetic-BA, Raul Menezes.

“É um networking muito importante para nós, empresários de Pernambuco, ter essa parceria com a FIEC, através do Sindquímica-CE. As empresas que visitamos têm visão sistêmica de crescimento. Verificamos que a indústria nordestina está embasada em dois pilares: o da digitalização e o da escala”, disse o Diretor Financeiro da FIEPE e Vice-Presidente do Sindilimpe-PE, Felipe Bezerra Coelho.

Para o Presidente do Sindquímica-CE, Paulo César Gurgel, o apoio da FIEC tem sido fundamental para tornar esses projetos uma realidade de sucesso para a indústria cearense. “O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, tem sido um entusiasta e grande parceiro na formação desses polos, apoiando em tudo o que é possível. Ele tem feito muitas ações junto ao Governo do Estado para trazer benefícios, acreditando que esses pólos são o futuro da indústria. Quando um empresário se instala em um pólo, dilui vários custos e, consequentemente, consegue gerar emprego e renda em algumas regiões, chegando a elevar o IDH de alguns municípios. É uma estratégia de crescimento para todo o estado”, comenta.

O Condomínio Industrial Guaiúba Chemical Park foi inaugurado oficialmente em 2022. O empreendimento contou com investimento de cerca de R$10 milhões do Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), além de investimentos próprios das indústrias.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA