Indústria Cearense registra crescimento financeiro no Terceiro Trimestre

Industriais Cearenses apontam melhora nas condições financeiras no Terceiro Trimestre de 2023, conforme a Sondagem Industrial, levantamento realizado pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

No período de transição do segundo para o terceiro trimestre de 2023, a indústria cearense testemunhou melhorias significativas em suas condições financeiras. Houve uma percepção mais positiva entre os empresários em relação à situação financeira das empresas e à margem de lucro operacional. Apesar disso, o aumento dos preços das matérias-primas foi destacado como um desafio a ser monitorado nos próximos meses.

Em setembro, a produção da indústria cearense registrou evolução frente ao mês anterior ao marcar 50,8 pontos. Apesar disso, destaca-se que tal avanço ocorreu de forma menos intensa e disseminada (-2,0 pontos) ao crescimento observado em agosto. Já no cenário nacional, a atividade industrial tornou-se a registrar retração ao pontuar 46,4 pontos no mês de setembro.

O estudo revela também que quanto ao Número de Empregados, a indústria se manteve com expectativas acima da linha divisória: 53,9 pontos no estado e 50,7 no país. Esse resultado indica que as perspectivas dos empresários são de novas admissões para o próximo semestre mesmo diante das retrações de 1,9 ponto no indicador cearense e de 0,4 ponto no indicador brasileiro, na comparação com setembro de 2023.

O estudo completo pode ser conferido clicando AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA