Comitiva de gestores públicos do Acre visita Observatório da Indústria

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, nesta segunda-feira (13/11), o Secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Barbary de Mesquita, e o Presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, no Observatório da Indústria. Na oportunidade, os gestores conheceram as potencialidades do Observatório da Indústria e do hub hidrogênio verde cearense, além de entender como esses serviços podem ser utilizados no Estado do Acre.

Os convidados foram recepcionados também pelo Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho, pelo Gerente do Observatório, Guilherme Muchale, pelo coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate e pelo Superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes.

O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, apresentou dashboards de perfil de municípios, comércio exterior, infraestrutura e energias renováveis. Também explicou sobre o setor de Environmental, Social and Governance (ESG) e apresentou o Atlas eólico e solar desenvolvido para a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Por fim, detalhou os últimos investimentos voltados para o hidrogênio verde.

Para o Secretário de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanípal Barbary de Mesquita, o encontro foi oportuno e trouxe boas reflexões e inspirações para o estado do Acre. “O objetivo maior foi fazer um intercâmbio de conhecimentos e experiências. Podemos ver que a FIEC tem um protagonismo nessas ações, destacadas pelo Observatório, com um big data que tem potencial para auxiliar nos resultados e tomadas de decisões governamentais, além dos investimentos no hidrogênio verde. Boa parte da nossa energia vem de hidrelétrica, mas temos municípios que ainda utilizam combustíveis fósseis, então, o Acre ainda tem um longo caminho para seguir essa conversão para a energia renovável”, explicou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Luiz Gonzaga, reconheceu que o Ceará avançou na temática de energia verde. “É uma grande inspiração. Nós vimos como a FIEC vem estimulando o setor empresarial com o seu programa de ESG e queremos firmar parcerias com a FIEC e com o estado do Ceará para aprimorar essas medidas no nosso Estado”.

Por fim, o grupo tirou dúvidas sobre a aplicação das medidas apresentadas e debateu sobre possíveis implementações no estado do Acre. O Diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e Líder do Observatório, Sampaio Filho, ressaltou que as experiências e soluções do Observatório estão à disposição dos gestores para melhor aproveitamento dos dados.

“Eu fico muito feliz porque a cada reunião notamos como podemos ajudar diferentes entidades. O que for necessário de informação do Observatório, seja da parte de energia ou seja de ESG, estamos de braços abertos para cooperar. Aqui, cotidianamente, estamos trabalhando com o governo do Estado do Ceará, com as universidades e os industriais. E, claro, o governador e o presidente da Assembleia Legislativa do Acre podem contar conosco”, destacou Ricardo Cavalcante.

Sobre o Observatório
O Observatório da Indústria apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA