Programa "Conhecendo a Indústria" abre as portas para a delegação da União Europeia no Ceará

Entre os dias 8 e 10 de novembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Federação das Indústrias (FEIC), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu a integração entre a indústria brasileira e a União Europeia. O programa "Conhecendo a Indústria" teve a participação de 17 representantes das embaixadas de diversos países europeus.

O objetivo do programa foi proporcionar uma imersão detalhada nos processos produtivos e nos desafios enfrentados pela indústria. As visitas começaram na última quarta-feira (08/10), com o grupo visitando a Casa da Indústria.

Nos últimos dias, a delegação visitou a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), uma área de livre comércio. Nessa região, as empresas operam com benefícios como suspensão de tributos, liberdade cambial (podem manter no exterior as divisas obtidas nas exportações) e processos administrativos mais simplificados. O grupo foi recebido pelo Presidente Eduardo Neves.

Em seguida, o grupo visitou a ArcelorMittal Pecém, uma produtora de diversos tipos de aço, sendo uma das indústrias do setor mais recentes do Brasil e do mundo. A unidade possui uma área construída de 5,71 milhões de metros quadrados e está instalada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), integrando o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Durante a tarde, o grupo visitou o Porto de Pecém, sendo recebido pela Vice-Presidente Financeira, Rebeca Oliveira. Eles assistiram a uma apresentação institucional, exploraram os píeres e o pátio de armazenamento, chegando até o Terminal de Múltiplo Uso. Além disso, visitaram as instalações da Aeris Energy, uma líder na fabricação de pás para aerogeradores na América Latina.

No último dia, a comissão iniciou as visitas técnicas nas fábricas do grupo M. Dias Branco, onde puderam observar de perto o processo de produção de massas, biscoitos e torradas da empresa. Finalizando, a comitiva esteve na empresa dinamarquesa Vestas, uma das maiores em produção de turbinas eólicas no mundo.

"Minha passagem pelo Ceará foi extremamente positiva, e a viagem foi bem organizada, onde pude vivenciar a hospitalidade das pessoas locais. As visitas às indústrias foram esclarecedoras, revelando potenciais oportunidades de cooperação entre empresas cearenses e polonesas. As apresentações sobre o plano de criar um polo de hidrogênio verde foram informativas, gerando ideias para o futuro. Fiquei impressionada com o potencial e a organização das empresas. Agradeço pela excelente organização desses três dias", declarou Karolina Orlandi, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Agência Polonesa de Investimentos e Comércio.

Sobre o Programa "Conhecendo a Indústria

A Delegação da União Europeia desempenhou um papel central na promoção do programa, atuando como porta-voz dos adidos comerciais junto à CNI. Com cinco edições realizadas desde 2015, envolvendo um total de 88 participantes que exploraram diferentes estados brasileiros, a Delegação reforçou a importância dessa iniciativa para fortalecer laços bilaterais.

Em parceria com a FIEC, a edição de 2023 trouxe representantes das embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal e Suécia para vivenciar de perto o cenário industrial cearense.

Durante os três dias do programa, a delegação europeia participou de visitas guiadas, palestras e mesas redondas, com foco nos desafios do processo produtivo, promoção comercial e defesa de interesses mútuos. Além disso, o evento proporcionou momentos de networking e diálogo direto entre os participantes.

"Apreciar a infraestrutura e compreender a magnitude das empresas neste local, junto com os avanços tecnológicos, foi verdadeiramente cativante. Especialmente em um determinado ponto, a grandiosidade dessa estrutura, que viabiliza exportações globais, é absolutamente fascinante", afirmou Benjamin George, representante da Embaixada Alemã.

"A iniciativa fortaleceu os laços entre as indústrias no Ceará e a União Europeia, abrindo caminhos para futuras colaborações e parcerias estratégicas. O “Conhecendo a Indústria” destacou-se como uma ferramenta essencial para a compreensão mútua, a promoção do comércio e o desenvolvimento conjunto. O Ceará tornou-se o epicentro de uma troca enriquecedora, oferecendo uma oportunidade não apenas para conhecer, mas também para contribuir significativamente para o fortalecimento das relações econômicas entre o Brasil e a União Europeia", afirmou Stephanie Dominicalli, Analista de Políticas e Indústria da CNI.




(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA