Alunos da Escola SESI SENAI do Centro escrevem sobre a importância da indústria e do SESI

Em uma visita à Escola SESI SENAI do Centro de Fortaleza, o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, acompanhado do Presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, e do Superintendente do SESI e Diretor do SENAI do Ceará, Paulo André Holanda, proporcionaram um momento único aos alunos do 1º ano do ensino médio. Os desafiaram a escrever uma redação com o tema "A importância da indústria e do SESI em nossas vidas".

Acompanhando o Presidente, estavam Veridiana Aragão, Gerente em Saúde e Segurança para a Indústria, Ana Paula Pinho, Gerente da Unidade de Educação e Cultura (UNEC) do SESI Ceará, além da comitiva nacional, composta por Fanie Ofugi Rodrigues Miranda, Gerente, e Ricardo Melo, Coordenador de Planejamento, Gestão e Fiscalização do Conselho Nacional do SESI, e Camila Linhares, Assessora.

O desafio proposto por Ricardo Cavalcante envolveu o desenvolvimento de uma redação com foco na importância da indústria e do SESI para o desenvolvimento industrial. Os alunos sentiram-se estimulados e aceitaram o desafio prontamente, embarcando em suas produções textuais.

“Para nós é muito importante contribuir de forma efetiva na educação de nossos alunos, estimulando-os através do conhecimento. Essa atividade possibilitou que, através da escrita, fosse gerado reflexão sobre a importância das nossas atividades, o papel da indústria e do SESI para a sociedade e para as vidas deles”, declarou Ricardo Cavalcante.

Paulo André destacou o compromisso do SESI Ceará em fortalecer a rede de educação no nosso Estado “Estamos dedicados a unificar processos e melhorar os resultados em nossa missão de proporcionar uma educação de qualidade e inclusiva. Acreditamos que é nosso dever diário reduzir as disparidades educacionais e capacitar nossos jovens para que alcancem seus objetivos pessoais e profissionais”. Para isso contamos com equipe de professores e colaboradores dedicados a este propósito. disse.

Algumas das redações foram submetidas ao próprio Presidente, que dedicou tempo para lê-las e corrigi-las. Após análise criteriosa, ele selecionou a redação de Ana Beatriz, uma estudante de 16 anos do primeiro ano do ensino médio, que está dentro do Espectro Autista.
"O SESI é a melhor escola em que já estudei até hoje. Nunca fui tão bem tratada e acolhida. Aqui percebo que a escola entende minhas limitações e necessidades, e me sinto respeitada", afirmou Beatriz.

A oportunidade proporcionou não apenas a chance de os alunos demonstrarem suas habilidades de escrita, mas também enfatizou a importância da inclusão e do estímulo à criatividade em ambientes educacionais. Além disso, destacou o compromisso da FIEC e do SESI SENAI em promover a educação e o desenvolvimento da indústria no estado do Ceará.

"Estou incrivelmente orgulhosa da Beatriz e imensamente feliz com a Escola SESI. Embora tenhamos enfrentado desafios significativos ao longo do caminho, em outras escolas, estamos agora colhendo os frutos de nossos esforços. Receber esse reconhecimento nos enche de alegria e gratidão", declarou Telma Carvalho, mãe da Beatriz.

O diretor da Escola SESI SENAI do Centro, Marlos Aguiar, ressaltou a importância da instituição em incentivar constantemente os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita ao longo do ano. Isso inclui o auxílio da plataforma de produção textual Letrus, que faz uso de inteligência artificial para oferecer feedback, realizar correções e auxiliar na identificação de possíveis plágios em seus trabalhos.

"Além disso, o SESI demonstra seu compromisso inegável com o aprimoramento dos alunos, promovendo incentivos e adotando estratégias modernas que visam estimular seu desenvolvimento. Isso se deve ao reconhecimento da crescente importância das tecnologias no processo de ensino. A instituição valoriza metodologias ativas e o uso de plataformas tecnológicas como parte fundamental de nossa abordagem educacional, refletindo nosso empenho contínuo em aprimorar as habilidades dos estudantes", afirmou Marlos.

“A Escola SESI SENAI se diferencia por diversos fatores, contudo acredito que esse ambiente de geração de oportunidades  é o que nos faz alcançar valorosos resultados. Temos no nosso Presidente Ricardo Cavalcante e nosso Superintendente Paulo André grandes incentivadores, nos desafiando sempre com vistas ao crescimento da rede de educação do SESI Ceará, mas tendo sempre no foco os resultados e transformações que a nossa escola pode proporcionar na vida de seus estudantes”, finalizou Ana Paula Pinho.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA