Relação entre felicidade e mercado de trabalho é tema de palestra no Programa Indústria de Talentos, promovido pelo IEL Ceará

A busca por unir felicidade e ambiente de trabalho, realidades consideradas distantes por muitas pessoas, foi tema de palestra do Programa Indústria de Talentos, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), nesta terça-feira, 24/10. Ministrado pela psicóloga Rebeca Fernandes, especialista em Psicologia Positiva, Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Cognitivo-Comportamental e Gestão de Projetos, o momento aconteceu na Casa da Indústria da FIEC e foi transmitido também de forma remota.

Rebeca falou ao público, formado por estagiários de empresas intermediadas pelo IEL Ceará e pelo público em geral, sobre os pilares da felicidade, focados na Teoria do Bem-estar: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido, realização e vitalidade. Segundo Rebeca, esses pilares afetam diretamente a percepção de felicidade de uma pessoa, inclusive no ambiente de trabalho, onde metas e conquistas costumam ditar a noção de realização.

“São os menores ajustes que vocês vão fazer no dia a dia de vocês que vão mudar completamente a sua perspectiva com o tempo. É difícil, porque nós vivemos em uma sociedade em que sempre nos falta algo. Será que não é hora de parar de brigar com todas essas faltas dentro e fora do local de trabalho e começar a perceber que são todas essas faltas que estão nos movendo para frente?”, instigou a psicóloga.

Rebeca finalizou o momento recordando que todos possuem um sentido de vida, e que ele frequentemente precisa ser resgatado, pois a realidade do cotidiano tende a pôr as pessoas em um modo automático. Para fazer isso, a psicóloga sugere buscar adotar um “olhar de turista”: ver as coisas com a admiração da primeira vez, com uma postura semelhante a de um turista conhecendo um novo lugar.

A estudante de Técnicas em Segurança do Trabalho, Aline Martins de Oliveira, ficou sabendo da palestra pelas redes sociais do IEL e decidiu participar. Segundo ela, o conteúdo ministrado é valioso por ser uma realidade útil para todos os campos profissionais. “O IEL sempre traz essas palestras, esses momentos que são enriquecedores para a gente, tanto para quem busca como para quem já está trabalhando, independente da área, independente do segmento em que atua. Essas iniciativas agregam valor profissional para quem vem e para a empresa em si, por proporcionar esses momentos”, contou.

Ao fim da palestra, o público presencial e remoto participou ainda de um sorteio, com premiação de brindes e de cursos EAD do IEL Ceará.

O Programa Indústria de Talentos é uma das ações que compõem o Programa IEL de Estágios e é destinado tanto a profissionais que estão entrando no mercado de  trabalho quanto aos que já têm alguma experiência e desejam potencializar sua performance profissional. A iniciativa engloba palestras gratuitas com temas de relevância para o mercado.

“Nós fazemos pesquisas desses temas e um dos que nós já tivemos esse ano foi Chat GPT para aplicabilidade em empresas. Esse da felicidade foi escolhido também por pesquisa, partindo da ideia de que uma pessoa não é feliz só no trabalho ou só na vida pessoal, mas sim na junção dos dois”, explica Marcelo Sobreira, Analista de Mercado do IEL Ceará. O programa terá continuidade ao longo do ano de 2024, trazendo temáticas relevantes em mais palestras gratuitas com especialistas.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA