FIEC lança Chamada SESI SENAI Ceará para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em transição energética

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, anunciou, durante o FIEC Summit 2023, o lançamento da Chamada SESI SENAI Ceará para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltada a projetos envolvendo transição energética. O evento aconteceu entre os dias 25 e 26 de outubro, reunindo importantes líderes e representantes do setores industriais voltados para o hidrogênio verde e as energias renováveis.

“Estamos lançando o edital SESI SENAI Ceará para apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação relacionados à Transição Energética no valor de R$ 10 milhões, fruto do trabalho do SESI, do SENAI e do Sistema FIEC, com recursos próprios, para que a gente possa cada vez mais acelerar esse trabalho e dar esse salto [na transição energética] o mais rápido possível”, disse o Presidente.

A iniciativa visa impulsionar o avanço tecnológico e a inovação na área de energia, promovendo a transição para fontes mais limpas e sustentáveis. Com a disponibilização desses recursos, o SESI Ceará e o SENAI Ceará buscam fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para a transformação do cenário energético do Estado.

Ricardo Cavalcante enfatizou a importância do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação para o avanço da economia do Estado, destacando que a transição energética é uma das prioridades para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Além disso, ressaltou a parceria do SESI e do SENAI Ceará nesse contexto, facilitando a integração da indústria com as demandas atuais da sociedade e do meio ambiente.

O Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, reforçou o início da chamada.

“Essa importante iniciativa do Presidente Ricardo Cavalcante irá oportunizar uma forte integração entre a Academia e as empresas, possibilitando inovação e pesquisa aplicada nas linhas de atuação do edital. Um gol de placa", complementa Paulo André, acrescentando que os trabalhos serão coordenados pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis em Maracanaú.

Cada projeto poderá pleitear recursos de até R$ 1 milhão, permitindo que várias iniciativas inovadoras sejam contempladas no processo de transição Energética.

Empresas interessadas em participar da chamada podem obter informações sobre critérios e prazos para admissão por meio do site transicaoenergetica.sfiec.org.br ou dos canais oficiais do SESI Ceará e do SENAI Ceará. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA