IEL Ceará realiza congresso de orientação de carreiras para estudantes das Escolas SESI SENAI

Esta terça-feira (24) marcou o início do 1º Congresso de Orientação de Carreiras na Escolas SESI SENAI, como parte de um programa de orientação profissional que tem sido trabalhado pelo Instituto Euvaldo Lodi - IEL Ceará, desde 2021. No auditório da unidade escolar da Parangaba, em Fortaleza, cerca de quarenta estudantes do 3° ano do Ensino Médio tiveram acesso a palestras sobre saúde mental, empregabilidade e a tomada de decisões profissionais.

Segundo a Coordenadora do Projetos de Orientação de Carreira do IEL Ceará, Alina Sales, o evento marca o encerramento de um calendário de ações que duraram todo o ano, com temáticas sugeridas pelos próprios alunos, através de uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2023: “Antes, as habilidades técnicas eram muito valorizadas. Hoje, as habilidades comportamentais são extremamente valorizadas pois são as mais difíceis de desenvolver. Por exemplo, para lidar com o estresse, ter gestão das emoções, não será um curso de quatro horas que irá proporcionar essas habilidades. Dentro deste nosso projeto, vamos trabalhar todas estas ‘soft skills’, ao longo de todo o ano”, explica.

Ainda segundo Alina, o projeto de orientação profissional tem como objetivo principal facilitar as escolhas profissionais dos jovens, por meio do autoconhecimento, do conhecimento da realidade profissional. A realização do congresso é parte da estratégia do IEL em promover engajamento do público jovem das Escolas SESI SENAI Ceará, o que inclui palestras, rodas de conversa e muito dinamismo.

Durante a manhã, os alunos ouviram as Psicólogas Tayana Cavalcante e Jacinta Carioca. No momento chamado de “Carreiras que inspiram”, também participou a empreendedora Lidy Furtado, profissional especialista em nanopigmentação de sobrancelhas, que já chegou a largar a faculdade de Direito para investir no setor da beleza, e tem um trabalho voluntário de reconstrução da aréola de seios de mulheres que tiveram câncer de mama.

O estudante Emanuel Ferreira Viana avaliou como positiva a programação. “Achei este momento maravilhoso. Tivemos uma visão muito ampla, seja no aspecto profissional ou pessoal, e também tratamos do social, com as psicólogas falando sobre saúde mental e ansiedade. Creio que foi muito importante para cada um de nós, pois vamos levar esses conhecimentos em frente. Por meio do IEL, pudemos conversar um pouquinho também sobre empreendedorismo”, disse.

Também participou o Professor Maurício Simplício, de matemática, que incentivou os estudantes a encarar os desafios da vida pós‐ensino médio, já que o clima de ansiedade das turmas é evidente, a poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O evento foi finalizado com sorteio de brindes, incluindo Cursos do IEL Ceará.  As próximas ações do projeto estão programadas para novembro, em Sobral (dia 10) e Juazeiro do Norte (dia 14).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA