SENAI Ceará inicia primeira turma só para mulheres do curso de Mecânica e Manutenção de Motocicletas

Para 20 mulheres de Fortaleza, esta segunda-feira, 18/09, marcou o início de uma jornada de aprendizado, inclusão e oportunidades. Elas integram a primeira turma exclusivamente feminina do curso de Mecânica e Manutenção de Motocicletas ofertado pelo SENAI Ceará em parceria com a Casa da Mulher Brasileira, como forma de garantir capacitação profissional e independência econômica a cearenses de várias regiões do Estado.

A aula inaugural do curso aconteceu nesta segunda, no SENAI da Barra do Ceará. Segundo Regiane de Oliveira, Coordenadora Pedagógica da unidade, a formação é uma das iniciativas promovidas pela instituição com a proposta de quebrar tabus em relação à presença da mulher em mercados de trabalho onde há predominância de profissionais homens. 

“Nossa unidade trabalha com as áreas Automotiva e de Energias, que, historicamente e socialmente, são muito masculinas. Por isso, a escola já vem trazendo projetos que insiram a mulher no mercado de trabalho, em um processo de desmistificação do papel delas na sociedade”, afirma.

A cabeleireira e motorista de aplicativo Leidyane Pereira é uma das alunas do curso. Para ela, que utiliza o veículo a trabalho, a capacitação terá aplicação direta no dia a dia. “Às vezes a gente fica no prego no meio da rua e depender de homem é muito complicado. Tenho vários amigos mecânicos e todos me apoiaram a fazer um curso, principalmente vindo do SENAI, que é uma das plataformas mais reconhecidas do Estado. É a chance de aprender com um professor qualificado e agregar na minha profissão”.

Com o incentivo dos filhos, a comerciante autônoma Maria do Carmo Faustino, que também participa da formação, espera que seu interesse por mecânica, atualmente apenas por hobby, se transforme em uma nova carreira e fonte de renda.

“Gosto muito de mexer com motor e aprender vai ser melhor ainda. Vou poder fazer um conserto com segurança”, diz. “Trabalho como autônoma, então nem sempre a gente ganha. Quando surgiu a oportunidade, pensei ‘Por que não?’. Poderia montar um negócio ou até me habilitar para uma vaga em uma oficina”, acrescenta.

Além de aulas teóricas e práticas na área específica, o curso também inclui formação continuada em Negócios de Empreendedorismo, realizada junto ao SESI Ceará.

Conforme o Especialista Técnico do SENAI Ceará Igo Felix, ao final do curso, as participantes serão certificadas pela instituição e contarão com as habilidades necessárias para concorrer a vagas de trabalho no segmento em pé de igualdade com outros profissionais.

“Não existe mais isso de dizer que só homem faz uma função. Sabemos que o mercado está preparado para absorver todo tipo de profissional. O que vale é a capacidade de cada um”, afirma.

O curso de Mecânica e Manutenção de Motocicletas para mulheres faz parte da parceria firmada entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e o Governo do Estado para capacitar o público atendido pela Casa da Mulher Brasileira e outras mulheres.

“Com essa parceria, já tivemos em torno de 100 assistidas certificadas nos mais diversos tipos de cursos”, afirma a Coordenadora do Setor de Autonomia Econômica da Casa da Mulher Brasileira, Daniele Magalhães. “Estávamos muito ansiosas para começar o curso de Mecânica de Motos, porque sabemos que é um mercado que tem um certo monopólio masculino, mas trabalhamos muito a questão de quebrar paradigmas, de saber que a mulher pode estar onde quiser. Ela pode se inserir nesse mercado e se diferenciar, se capacitando e profissionalizando”, completa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA