TJCE e IEL Ceará reúnem estagiários do Poder Judiciário cearense em evento especial alusivo ao Dia do Estagiário

As comemorações pelo Dia do Estagiário (18/8) continuaram nesta quarta-feira (30/8) no I Encontro dos Estagiários do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, promovido pelo Poder Judiciário cearense em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). Com uma programação de palestras, roda de conversa e sorteios de brindes, o evento contou com a participação de cerca de 400 estudantes, presencialmente e on-line. O encontro também marcou a celebração dos 10 anos de parceria entre TJCE e IEL Ceará, que oportunizou, ao longo dessa década, a primeira experiência profissional a mais de cinco mil estudantes de graduação e pós-graduação de diversas áreas no Judiciário.   

O vice-presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira, abriu o encontro destacando a importância do papel do estágio na formação dos jovens. Para ele, o estágio tem por finalidade complementar a formação do estudante por meio de atividades práticas, possibilitando, desse modo, a concretização dos ensinamentos teóricos recebidos na instituição de ensino. “Aproveitem ao máximo essa oportunidade para aprender. Independentemente da carreira que escolherem, logo logo vocês estarão no mercado de trabalho e os conhecimentos e a experiência do estágio servirão não só para o trabalho, mas também para vida pessoal de cada um”, incentivou o magistrado. 

Em seguida, o secretário da Secretaria de Gestão de Pessoas do TJCE (SGP), Felipe Mourão, frisou a contribuição que os estagiários têm dado ao Poder Judiciário e que muitos deles se destacam em suas funções, levando esses jovens a serem convidados a assumir cargos em comissão após a conclusão do curso superior.

“Estudem bastante que nós queremos aproveitar vocês no Poder Judiciário. Temos muitos casos de estagiários de graduação e pós-graduação que foram convidados a assumir cargos de assessoria de magistrados ou cargos de gestão na nossa estrutura. Aqueles que têm interesse, trilhem esse caminho que a gente sempre tem oportunidade de ingresso e de crescimento aqui dentro também”, orientou.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, também participou da abertura do evento e celebrou não só o Dia do Estagiário, mas também a longevidade e o êxito da parceria com o TJCE. O IEL Ceará é o agente de integração do TJCE desde 2013 e nos últimos três anos essa parceria tem se fortalecido, com a ampliação da quantidade de estagiários atendidos, incluindo estudantes de pós-graduação.

“Uma parceria que perdura por 10 anos demonstra que de fato as coisas estão acontecendo da melhor forma. É uma satisfação estar com o TJ todo esse tempo e poder contribuir com essa jornada de desenvolvimento de seus estagiários. O TJ é um órgão que olha com muita atenção para as pessoas e o IEL está de mãos dadas para contribuir nessa jornada desafiadora, mas tão prazerosa também. Agradeço ao Tribunal por reconhecer e acreditar no nosso trabalho e parabenizo todos os jovens que estão aqui por estarem investindo no seu desenvolvimento. Vocês são o futuro e daí a importância de termos toda essa preparação dedicada à vocês”, declarou a superintendente, acrescentando que o IEL Ceará disponibiliza para os estagiários do TJCE uma plataforma de educação com diversos temas de desenvolvimento, Além disso, o IEL Ceará irá desenvolver cursos personalizados para o Tribunal que serão disponibilizados em breve.

A coordenadora do programa de estágio do TJCE, Sávia de Almeida, afirmou que o I Encontro de Estagiários do TJCE foi pensado com muito carinho para ressaltar a relevância da contribuição dos estagiários para o Tribunal. Ela frisou a parceria com o IEL Ceará e agradeceu o compromisso da Instituição com o programa.

Programação

Após as falas das autoridades, a programação teve início com uma palestra sobre Saúde Mental, com a psicóloga do IEL Ceará, Sandra Damasceno. Ela fez a plateia refletir sobre a importância do autoconhecimento e provocou os estudantes a pensarem sobre suas emoções. Em seguida, em uma roda de conversa, os estagiários ouviram a juíza Ricci Lôbo de Figueiredo, a servidora efetiva Kelma de Castro Feitosa e a servidora comissionada, Nayara Menezes Gomes. Todas foram estagiárias do TJCE e trilharam carreiras de sucesso dentro do órgão. Por fim, o jornalista Almir Gadelha apresentou uma palestra sobre Comunicação e Oratória, enfatizando a relevância dessa competência para quem está entrando no mercado de trabalho e dando dicas de como desenvolvê-la.  

Daniele de Oliveira Silva, 23 anos, estudante de Serviço Social, foi uma das participantes do evento. Há pouco mais de um ano, Daniele estagia no Fórum Clóvis Beviláqua. É a sua primeira experiência profissional e, para ela, está sendo uma oportunidade transformadora.

“Eu não sabia que a minha profissão era tão importante no meio jurídico. Hoje, trabalho em uma Vara da Infância e da Juventude e está sendo incrível entender todas essas conexões do Serviço Social com o Direito e a importância do trabalho de um assistente social para o juiz tomar as suas decisões. O apoio que o IEL nos dá também faz toda diferença. Quando eu entrei, me sentia perdida e IEL me deu um apoio muito importante”, exaltou. Segundo ela, o Encontro de Estagiários do TJCE foi uma iniciativa que trouxe muitos conhecimentos relevantes para o dia a dia. “É fundamental a gente pensar sobre saúde mental e hoje a gente está tendo essa possibilidade, aqui. Achei toda a programação muito boa”, opinou.  

Outra estagiária que participou do evento foi Bruna Rodrigues Nascimento, 22 anos, estudante de Direito. Na opinião dela, está sendo muito produtivo entender como um Juizado Especial funciona e as diferentes fases dos processos. “Quando eu me formar, vou ter uma bagagem muito boa. Esse evento hoje trouxe também muitas informações e conhecimentos que vão me ajudar a ser uma profissional melhor. Também me senti muito motivada a não desistir dos meus sonhos”, comentou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA