Quatro novas salas construídas por internos da Unidade Prisional de Itaitinga, qualificados pelo SENAI Ceará, são inauguradas

Fazer aprendendo. A premissa, destacada pelo Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI Ceará, guia o trabalho realizado nas instituições e é refletida em suas ações. Uma delas é a parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP), com foco na capacitação profissional de pessoas em privação de liberdade. Nesta quarta-feira (30/08), quatro novas salas de aula construídas pelos internos da Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO II), localizada no município de Itaitinga, foram inauguradas. Capacitados pelo SENAI Ceará em cursos da área de construção civil, 400 internos foram responsáveis pela mão de obra dos quatro espaços, localizados na unidade prisional, que servirão para a formação de turmas futuras.

Paulo André Holanda, junto ao Secretário da Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque, e a Secretária de Educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, participaram da solenidade de inauguração das salas. O Diretor Regional do SENAI enfatizou o trabalho longínquo realizado com a SAP e os resultados positivos alcançados. “Já estamos há cinco anos com essa importante parceria com a SAP, na qual o SESI entra com educação de jovens e adultos e o SENAI com a qualificação profissional, e não tem nenhum tipo de ocorrência que não seja coisa boa. [...] Quando você qualifica essas pessoas para o trabalho, elas têm grandes chances de realmente entrar no mercado e/ou empreender”, contou.

Divididos entre oito segmentos industriais, que vão de áreas como confecção à metalurgia, os cursos partem da demanda e da realidade do mercado. “Os cursos ofertados foram escolhidos com base em um diagnóstico, foram escolhidos aqueles que têm demanda de mercado para facilitar a empregabilidade dos internos ao sair. Não são cursos em que os egressos terão dificuldade em encontrar emprego. Registro que nossa participação neste projeto tem o total apoio do Presidente Ricardo Cavalcante. Ao sair, esses internos, agora qualificados, podem suprir as demandas de vários empresários do segmento industrial”, complementou Paulo André Holanda.

Focar na capacitação dos internos vislumbrando seu futuro fora do sistema prisional e em prepará-los para a ressocialização é um dos principais pontos defendidos pelo Secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque. Na ocasião, o secretário enfatizou o potencial da parceria entre SAP, SENAI Ceará, Secretaria de Educação e Governo do Estado. “Em uma sala de aula dessas, vamos alojar a partir de 40 alunos, 160 nas quatro salas, 160 por horário. Em três horários, são 480 internos tendo mais um instrumento, mais um equipamento de ensino. Isso é fundamental. Quero agradecer aos nossos parceiros, o Paulo André Holanda, pelo SENAI, por capacitar 400 internos e construir um patrimônio para o estado, a nossa professora Eliana Estrela [Secretária de Educação], que vai dar continuidade a essa questão da educação dentro do sistema prisional, e o nosso governador, por acreditar cada vez mais no sistema prisional. É uma sinergia”.

Projeto ENCCEJA/ENEM EPPL

Além da inauguração das salas, a data também marcou o início dos aulas oferecidas aos internos como preparação para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), oferecidas pela SAP e SEDUC. Ao longo de quinze aulas, eles poderão aprender e exercitar os principais componentes curriculares envolvidos nos exames.

A Secretária de Educação, Eliana Estrela, destacou o potencial transformador que a educação pode ter na vida dos internos, que, como ela fez questão de enfatizar, estão em privação de liberdade no momento, mas não estarão para sempre. Na ocasião, ela frisou que a educação é uma oportunidade de construção e de melhoria, e iniciativas como as realizadas junto ao SENAI Ceará e apresentadas ao longo do dia são exemplos importantes disso.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA