Jornada IEL de Estagiários fortalece primeiros passos dos jovens no mercado de trabalho

Com uma programação repleta de informações e insights valiosos, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu nesta quinta-feira (17/8), na Casa da Indústria, a Jornada IEL de Estagiários, reunindo estudantes de nível médio, técnico e superior de várias instituições de ensino da capital. O evento é realizado anualmente em alusão ao Dia do Estagiário, comemorado em todo o País em 18/08, e busca oferecer orientação e suporte para os jovens que estão iniciando sua jornada profissional. O evento, gratuito, contou com transmissão on-line, sorteio de brindes e entrega de certificados. 

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, abriu o evento e motivou os jovens a buscarem continuamente o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos. “Comecei minha carreira há 18 anos como estagiária do IEL e hoje estou na superintendência. Tenho orgulho de ter trilhado esse caminho, com muito propósito. A gente precisa sonhar, acreditar que é possível e buscar alcançar, nos amparando das melhores instituições, das melhores pessoas, para que, de fato, a gente possa celebrar as conquistas. Ter instituições que nos amparam, que nos dão as mãos para que a gente se desenvolva é fundamental e o IEL Ceará é essa instituição. Tudo que fazemos é olhando para a essência das pessoas, principalmente para as que estão em início da carreira, que são os jovens”, afirmou.

A programação do evento começou com uma palestra sobre saúde mental, com o psicólogo Erlito Rabelo. Ele destacou que o Brasil é o país com a população mais ansiosa do mundo e que os jovens são uma grande parcela dessa população. Segundo ele, saúde mental não é só a ausência de uma doença, mas sim a promoção dessa saúde. Umas das ferramentas que auxiliam essa promoção é o autoconhecimento e por isso é preciso buscá-lo cada vez mais.

"A gente conhece mais sobre os outros do que nós mesmos. Precisamos buscar o autoconhecimento. E quando a gente fala isso, muita gente acha bonito, mas poucas são as pessoas que querem participar do processo de se autoconhecer. O autoconhecimento é um processo, não se constrói do dia para a noite, e sim todos os dias. Às vezes, é preciso buscar o suporte de um profissional, mas ainda existe muito tabu sobre isso e muitas pessoas deixam de procurar essa ajuda profissional por conta de um pensamento errado construído socialmente. A gente precisa mudar isso. Saúde mental é uma parte muito importante da nossa vida", ressaltou.

Em seguida, a especialista em Conteúdo e Estratégia Digital e em Marketing e Branding, Mariah Costa, falou sobre como construir um branding profissional de sucesso no LinkedIn. Ela explicou que marca não é atributo só de empresa. "Marca é quem você é e como você é percebido pelas pessoas", disse. De acordo com ela, a marca pessoal é construída com base em três pilares: ações e habilidades técnicas; valores e soft skills; e presença on-line.

"Muita gente se pergunta o que postar no LinkedIn, achando que não tem nada a dizer. A gente precisa pensar sob a perspectiva de que cada passo que a gente dá, cada trabalho que a gente conclui, pode se tornar um conteúdo, em que você pode falar sobre o que aprendeu ou como construiu um projeto, por exemplo. É preciso entender que os processos seletivos, hoje, acontecem também pelas redes sociais e o LinkedIn é o lugar certo para falar sobre sua jornada profissional, onde os recrutadores irão ver quem você é antes mesmo da entrevista", ponderou.  

Por fim, o especialista em inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, e o Community Manager do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, ensinaram técnicas e ferramentas utilizadas por startups em seus pitches que podem ajudar os jovens em apresentações pessoais durante entrevistas de emprego ou outras situações profissionais. Os pitches são apresentações rápidas e diretas, em que o empreendedor vai mostrar quão inovador é o seu projeto, a sua ideia, a sua solução. A ideia é despertar interesse para o negócio utilizando apenas as informações mais essenciais e impactantes. Adaptando as técnicas para situações profissionais, é possível ampliar as suas chances em ser bem sucedido.

“Vamos começar a pensar que somos modelos de negócios e organizar a nossa apresentação de forma a nos ‘vender’ seja para um recrutador, um colega de trabalho ou um líder. É preciso apresentar um diferencial”, apontou Fábio Braga. “Tem empreendedor que tem um pitch diferente do mesmo produto para cada público. Isso também é importante, a adaptabilidade do discurso. Por isso, quando for fazer uma apresentação, conheça o seu ouvinte e as suas necessidades”, indicou Moésio Bastos.    

Os estagiários que participaram do evento elogiaram a iniciativa e comentaram que a experiência trouxe conhecimentos importantes para o seu dia a dia profissional. A estudante de Administração de Empresas, Sarah Lendengue, afirmou que cada palestra gerou muitas reflexões que irão ajudá-la a se desenvolver profissionalmente. “Foi um dia muito especial. As palestras foram incríveis, com temas muito esperados por nós, jovens, que estamos ingressando agora no mercado de trabalho. Foi uma oportunidade única para nós, estagiários, expandirmos nossos horizontes e eu simplesmente amei”, declarou. Já a estudante de Jornalismo, Vitória Hellen, acredita que o evento contribuiu muito para o seu entendimento sobre imagem profissional. “Pude aprender como me posicionar no LinkedIn, por exemplo. São aprendizados que eu com certeza levarei ao longo da linha vida profissional”, opinou.

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