Capacete ELMO ganha Prêmio Euro de Inovação na Saúde e concorre em nova categoria na América Latina

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), junto com outras instituições públicas e privadas, se destaca como uma força motriz na concepção e no desenvolvimento do capacete de respiração assistida, o Elmo, desempenhando um papel fundamental durante a Pandemia de Covid-19. A iniciativa cearense acaba de ser selecionada como uma das 12 inovações tecnológicas mais relevantes da América Latina, pela 2ª edição do Prêmio Euro, realizado pela multinacional Eurofarma, em reconhecimento às grandes inovações da área médica que transformam vidas.

Participaram da seleção, além do Brasil, países como Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, México, Colômbia, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Panamá, Costa Rica, Honduras e República Dominicana.

Agora, o Elmo concorre na categoria  “Iniciativa Destaque”, que será definida em votação aberta a médicos da América Latina (AL). O recurso destinado ao vencedor, para custear o desenvolvimento de pesquisas, é de 500 mil euros.

Reconhecimento

O Elmo, que desempenhou um papel fundamental durante a pandemia de Covid-19, é uma inovação com o DNA de muitos parceiros: FIEC (SENAI e SESI Ceará), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Universidade de Fortaleza (Unifor), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

“Essas importantes instituições foram determinantes para que pudéssemos desenvolver, em tempo recorde (e com registro da Anvisa), o Elmo e salvar milhares de vidas, reduzindo em 60% a necessidade de intubação de pacientes com COVID-19 . Todos os protótipos foram  desenvolvidos e testados no Instituto SENAI de Tecnologia, e criamos também o Laboratório ELMO no SENAI - Centro, para as análises clínicas e de usabilidade”, explica Paulo André Holanda, Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará. O capacete também passou a ser usado para o tratamento de outras doenças respiratórias.

Esta notável solução recebeu reconhecimento significativo, ao ser eleita o melhor caso de inovação do Brasil no "Summit SENAI P&D + Impacto", parte integrante do 9º Congresso de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), superando outros 25 casos de todo o país, em 2022.

Como votar

Médicos e médicas latinoamericanos com registros profissionais ativos podem votar através do site: premioeuro.com

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA