SENAI Ceará certifica 157 alunos em cursos de capacitação profissional realizados junto ao programa Minha Casa, Minha Vida

157 alunos concluíram sua formação em cursos profissionalizantes ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) aos moradores dos residenciais José Lino II e III, na Caucaia, na sexta-feira (4/08). A iniciativa busca promover inclusão social, melhoria das condições de vida e efetivação dos direitos sociais dos usuários do Programa Minha Casa, Minha Vida, contemplando também alguns residentes da região.

Os cursos foram realizados na Imersão Casa Brasil, localizada nas proximidades dos dois residenciais, e foram concluídas ao todo oito turmas das áreas de Informática Básica, Corte e Costura em Lingerie, Modelagem, Eletricidade Básica, Instalação Hidráulica e Fabricação de Salgados. O alto número de alunos concludentes sinaliza o sucesso da iniciativa, como explica João Giffoni, Gerente do SENAI Parangaba. “É a missão do SENAI, formar mão de obra e contribuir na mudança de vida dessas pessoas. E é um prazer muito grande poder participar disso. São cursos para setores intensivos e mão de obra, e aquelas pessoas que acabarem não conseguindo se empregar em alguma empresa também podem empreender e montar o seu próprio negócio, o curso permite isso, e gerar uma fonte de renda para si e para sua família”, contou.

Para Alcilane Alves, Gerente do SENAI Centro, a iniciativa é, acima de tudo, uma forma de fomentar a transformação de vidas. “Quando a gente consegue abraçar essa causa de trazer educação como uma força motriz de transformação de vida é que a gente entende que o mundo e a nossa cidade se transformam através de pessoas que passam por um processo de educação. Falar de educação no nosso país é falar de desafios, e cada um aqui teve desafios, mas não deixou a oportunidade passar. Quando a gente escolhe estudar, a gente faz uma escolha não só para o mercado, mas por nós enquanto pessoas. É o único patrimônio que ninguém desapropria da gente”, disse. “Esse projeto do SENAI junto ao Minha Casa, Minha Vida faz parte da missão de transformar vidas e formar pessoas para a produtividade, para o mercado e para a indústria”, concluiu a Gerente.

As amigas Maria Ioneide da Silva Costa e Lucia Elânia Maciel Rodrigues foram algumas das concludentes da noite. Segundo elas, a formação foi tão importante que só puderam resumir com uma palavra – gratidão –, que incluíram na decoração do palco para o evento de certificação, feita pelos próprios alunos. Maria Ioneide contou ainda que o fato de o curso ser ofertado próximo a sua casa e não em uma unidade do SENAI fez toda a diferença para que conseguisse concluí-lo. “Se não fosse tão perto, tão próximo à nossa casa e tão acessível, talvez nós não tivéssemos conseguido. Eu prestei atenção que em todas as turmas tinham muitas mães de família, e creio que foi uma luta para cada uma delas, como foi para mim. Eu vinha à tarde e corria para casa, e vinha à noite. Se não fosse próximo eu não conseguiria”, contou.

Para Ivonete Cavalcante de Araújo, que se formou em três dos cursos ofertados (Informática Básica, Fabricação de Salgados e Eletricidade Básica), a oportunidade foi também uma forma de lidar com a dor do luto. “No dia do curso de Informática, eu tive uma grande perda, meu único filho homem. [...] Eu me agarrei àquela oportunidade que veio naquele momento tão doloroso. O SENAI chegou abrindo portas, sinalizando que a gente é capaz. Eu creio que agora é só construir cada etapa desses sonhos, que vão se realizar, que vão se concretizar através dessa porta que o SENAI abriu”, contou.

Mais oportunidades
Novas turmas dos cursos ainda serão abertas e mais pessoas poderão participar das capacitações. Nesta segunda-feira (7/08), tem início uma nova turma do curso de Eletricidade Básica, que conta com 25 alunos inscritos.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA