Vice-Presidente da FIEC participa da assinatura da Mensagem de Lei que cria Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde

O 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Carlos Prado, foi um dos participantes na manhã desta segunda-feira (07/08) da cerimônia de assinatura da Mensagem de Lei que estabelece a criação do Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde, realizada no Palácio da Abolição.

A Mensagem de Lei, assinada pelo Governador do Ceará, Elmano de Freitas, será encaminhada à Assembleia Legislativa, marcando um passo significativo na formação do Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde (H2V). Entre os presentes no evento estavam os Senadores Cid Gomes e Augusta Brito, assim como a Secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, a Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Estado, Roseane Medeiros, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico (SDE), Salmito Filho, o Secretário Executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, o Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueirêdo, e outras autoridades.

Representando a Fortescue Future Industries, subsidiária da Fortescue Metals Group, estiveram presentes Mark Hutchinson, CEO Global da Fortescue, Augustin Pichot, Diretor Executivo da Fortescue América Latina, Luís Viga, Diretor Geral da Fortescue no Brasil, Sebastian Delgui, Gerente Regional de Assuntos Governamentais e Comunidades na América Latina, Enrique Garcia, Vice-Presidente Financeiro da Fortescue na América Latina, Fernando Rizzi, Gerente de Assuntos Legais, e Cristian Mantilla, Diretor de Projeto Pécem da Fortescue. A empresa australiana foi pioneira na celebração de um Memorando de Entendimento com o governo do Ceará para a construção de uma indústria de produção do H2V no futuro Hub do Hidrogênio Verde do Pecém.

"O avanço do hidrogênio verde aqui no Ceará está se tornando uma realidade cada vez mais sólida. A reunião de hoje e a formalização deste documento representam mais um passo rumo à concretização da industrialização do H2V em nosso estado. Isso também evidencia de maneira mais clara o comprometimento do Governo Federal, Estadual, da FIEC e dos empresários com o desenvolvimento da produção de hidrogênio no Ceará", declarou Carlos Prado.

O Governador do Ceará também enfatizou a importância do evento, afirmando que o estado está progredindo para uma fase histórica no âmbito do Hidrogênio Verde. "Com a submissão de um Projeto de Lei à Assembleia, estamos apresentando uma série de iniciativas que abrangem desde a priorização e agilidade até a promoção da expansão do mercado de Hidrogênio Verde no Ceará. Isso engloba tanto o consumo quanto os setores econômicos que receberão estímulos. Além disso, estamos empenhados na criação de uma governança sólida por meio de um Conselho que reunirá representantes do Estado, da sociedade civil e de setores convidados. Este marco nos conduz a uma nova fase, a partir deste momento. Até então, havíamos estabelecido 31 Memorandos de Entendimento, porém, agora estamos firmemente comprometidos em estabelecer prazos claros para a realização dos investimentos", sublinhou Elmano de Freitas.

O Senador Cid Gomes, que preside a Comissão Especial sobre Hidrogênio Verde no Senado, destacou a necessidade de harmonização da legislação nacional com as normas internacionais, especialmente as europeias. "É de fundamental importância que o trabalho no Parlamento esteja alinhado com os esforços do Executivo, uma vez que essa questão impacta diversos Ministérios. Isso se torna ainda mais complexo considerando a existência do nosso Plano Nacional de Hidrogênio Verde. Tanto o Senado Federal quanto o Brasil têm um compromisso pendente com o Ceará no que diz respeito à regulamentação do Hidrogênio Verde", declarou Cid Gomes."

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA