2º Dia do Telecom Summit 2023 movimenta a Casa da Indústria

O Telecom Summit 2023 teve seu segundo dia de atividades com ampla programação focada no mercado de telecomunicações. O evento, promovido pelo Sindmest, trouxe a seus participantes, durante o período da manhã, a oportunidade de conhecer as iniciativas das casas do Sistema FIEC.

Dennis Cardoso, Gerente de Produtos, apresentou o Observatório da Indústria, compartilhando sua palestra intitulada "Utilizando a Ferramenta de Prospecção Radar de Mercado, com aplicação de inteligência de mercado para o público B2B". Na sequência, Alcileia Farias, Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, abordou o tema "A indústria de telecomunicações avança com a temática ESG e conquista de consumidores". Alcileia ressaltou a crescente conscientização dos consumidores sobre a importância das questões ambientais, sociais e de governança. Nesse sentido, as empresas de telecomunicações têm se destacado ao implementar práticas sustentáveis, promover inclusão social, garantir a segurança dos dados e adotar uma governança transparente e ética.

A Especialista em Gestão em Saúde do SESI, Ana Karine, representou o Serviço Social da Indústria abordando o tema "Saúde Mental no Mundo Tecnológico: Desafios e Impactos no Mundo do Trabalho". Ana Karine ressaltou que, embora o avanço tecnológico tenha trazido inúmeras facilidades para a sociedade moderna, ele também apresenta desafios significativos relacionados à saúde mental, especialmente no contexto do mundo do trabalho. Em seguida, Luciana Costa, Coordenadora do Centro de Inovação do SESI, falou sobre "Inovação em Saúde e Bem-Estar no Trabalho". Ela destacou que o tema tem se tornado uma prioridade para empresas e organizações preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores e a busca por uma cultura corporativa mais saudável e produtiva, mencionando as soluções oferecidas pelo Centro de Inovação do SESI Ceará.

Fábio Braga, Especialista em Inovação do IEL Ceará, abordou o tema "Gestão da Inovação e Telecom: Potencializando a gestão empresarial através de tecnologias e ferramentas do Sistema de Inovação". Ele enfatizou a importância da gestão da inovação e da tecnologia para potencializar o sucesso das organizações no cenário atual, permitindo que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e se mantenham competitivas.

As atividades da manhã do Telecom Summit trouxeram ainda o professor Cesar Franco Viana, docente do SENAI Ceará na área de TI, para falar sobre "Cibersegurança e seus desafios". O professor alertou que a cibersegurança é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas de telecomunicação na atualidade, destacando o aumento exponencial da conectividade e a crescente dependência da tecnologia, que tem tornado essas empresas alvos frequentes de ciberataques e ameaças virtuais.

Programação da tarde

Prosseguindo com sua programação, o evento trouxe no período da tarde uma série de palestras focadas no universo das telecomunicações e suas inúmeras oportunidades. As atividades vespertinas foram iniciadas com José Roberto Nogueira, que contou para o público na Casa da Indústria o caso de sucesso da primeira provedora de internet para diversos municípios do sertão nordestino: a Brisanet.

José Roberto frisou que a história de sucesso da empresa teve como mote o desejo de permitir que pessoas da zona rural, em um primeiro momento de sua cidade natal, Pereiro, pudessem usufruir dos recursos tecnológicos existentes e de uma internet de qualidade, a preço justo. O objetivo cresceu e a atuação da Brisanet se expandiu pelos municípios do Nordeste, tendo presença hoje em mais de 300 municípios e contando com mais de 1 milhão de assinantes.

Apesar do crescimento vertiginoso, que culminou com a abertura de capital na Bolsa de Valores em 2021, a Brisanet preserva aquilo que, para José Roberto, é seu principal diferencial: o investimento em capacitação e na valorização das pessoas, com foco em retê-las na empresa por longos anos. Essa crença deriva da forma como José Roberto “recrutou” seus primeiros funcionários. Como não haviam oportunidades de capacitação e, muitas vezes, sequer acesso aos recursos tecnológicos necessários para fazer carreira no setor de telecomunicações, ele resolveu investir em formar profissionais para a área “do zero”, levando pessoas para capacitarem-se, inicialmente, na cidade em que morou e trabalhou por muitos anos: São José dos Campos.

“Cada um desses [funcionários] que retornaram, foram contratando outros da ‘roça’, trabalhando junto e lapidando. Então a Brisanet é um processo de conhecimento acumulado década após década. [...] Quem está na liderança hoje é quem ajudou a fundar a empresa, está há 15 anos, 20 anos. Quem está entrando agora, a expectativa é que se aposente dentro da companhia, então é uma empresa diferente. É atípica [...]. O mercado estranha, ‘por que vocês não estão lá na Paulista?’. Não estamos nem em Fortaleza, e vamos ficar por aqui mesmo [em Pereiro]”, contou José Roberto.

A programação da tarde do Telecom Summit trouxe também palestras sobre a tecnologia e as possibilidades envolvidas no videomonitoramento, com Daniel Sousa, Diretor Comercial da Mobwire; o hub de telecomunicações do Ceará, com Clayton do Carmo, Head Comercial da TelCables; a importância da conectividade e da competitividade no cenário brasileiro, com João Walter Bio Razori, Gerente Executivo da Ascenty; novas soluções de conectividade para a indústria, com Cleiton Santos, Engenheiro de Aplicação da Furukawa; a segurança de dados para a recuperação em situações de desastres, com Edmar Ferraz, CTO da Golden Cloud Technology; Indústria 4.0, com foco na internet das coisas (IoT), com Dhiego Frances, Head de Negócios IoT da Algar Telecom; logística industrial, roteirização, telemetria e vídeo monitoramento veicular (MDVR), com Paulo Buriti, Coordenador Técnico da CORPVS;  linhas de crédito e financiamento para inovação industrial, com Leonardo Braga de Oliveira, Gerente Executivo do Banco do Nordeste; telecomunicações e geopolítica, com Igor Lucena, Presidente do Conselho Regional de Economia; e a inserção de empresas nas redes sociais, com Ítalo Paiva, CEO da Giro Host Tecnologia, Giro Coworking e Loop Experiências.

O Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, também fez parte da programação de palestras do evento, trazendo a temática de inovação e hidrogênio verde, com foco nas possibilidades que estão se criando e ainda irão se criar no cenário de soluções para a cadeira do H2V. “Tudo está sendo desenvolvido agora, tem oportunidade para todas as tecnologias serem avançadas nesse sentido, e a inovação nas aplicações. Então é um campo absolutamente vasto, em que você vai buscar substituir as alternativas hoje existentes por uma alternativa limpa. [...]”, explicou. Jurandir mencionou ainda a existência do Programa de Inovação em H2V, o iH2 Brasil.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA