Estudantes do Ceará vão disputar torneio de robótica no Rio de Janeiro, em agosto

Evento realizado pelo SESI entre 2 e 5 de agosto terá cerca de 600 estudantes de 24 estados. Três equipes, de Sobral e Fortaleza, competem com réplicas de carros da Fórmula 1 e robôs de até 56 kg

Estudantes de Fortaleza e Sobral vão embarcar para o Rio de Janeiro, em agosto, para competir no Festival SESI de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto, na Marina da Glória, na capital do RJ.

O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, do ensino médio, competem em uma das três modalidades - F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 metros de altura e 56 kg.

Segundo a Gerente da Unidade de Educação e Cultura do SESI Ceará, Ana Paula Pinho, nosso estado tem se destacado na robótica educacional como resultado de muitos esforços e dedicação: “É muito gratificante constatar o crescimento do SESI Ceará nas suas participações em torneios de robótica. Após estarmos com nossas equipes no Torneio Nacional, em Brasília (DF), onde voltamos com premiações importantes, fomos classificados com três equipes para o Torneio de Robótica Internacional do Rio de Janeiro, onde, para esta etapa, foram classificadas as equipes de melhor resultado no Brasil. Tamanha evolução é resultado do trabalho realizado nas nossas escolas junto aos nossos estudantes, parceria com as famílias, mas, sobretudo, com o apoio e o  incentivo dados pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pelo nosso Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda”, disse.

Conheça as três equipes cearenses que vão para o RJ

F1 in Schools
Equipe WOLTZ - Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza)

Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2. 

FTC
Equipe SPARTAN (19192) - Escola SESI SENAI (Sobral) 

Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.

FRC
Equipe ALL MIGHT (9162) - Escola SESI SENAI Parangaba (Fortaleza)

Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena. 

Não são só a velocidade do carro na pista e o desempenho dos robôs na arena que contam. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.

O sucesso do Ceará na Robótica

A Robótica faz parte do dia a dia dos estudantes das Escolas SESI SENAI do Ceará - metodologia moderna que o SESI também tem levado a escolas públicas de alguns municípios do nosso estado. Em março deste ano, em uma participação histórica, a delegação cearense foi formada por 100 pessoas e 10 equipes, ganhando destaque no 5º Festival SESI de Robótica, realizado em Brasília (DF), no Estádio Mané Garrincha.

Entre as premiações conquistadas, está o reconhecimento dos jurados da competição sobre os esforços, o desempenho e a dinâmica de uma equipe. Por unanimidade, a equipe All Might (FRC), da escola SESI da Parangaba (Fortaleza), foi a escolhida. Além disso, também trouxemos para casa o Prêmio Bússola - que é dado àquele que direciona os alunos com excelência, ao longo da temporada. É uma forma de reconhecer o técnico pelo seu trabalho. A vencedora foi a equipe Spartan (FTC), da Escola SESI de Sobral, com o técnico Arcanjo. Em 2º lugar, outra equipe cearense: a Raptors Robotic's (FTC), da escola SESI de Juazeiro do Norte, com o técnico Ciswal.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA