Dia Mundial da Saúde Ocular: saiba quais são as principais doenças que atingem a visão e como tratar

Cuidar da saúde visual pode trazer muitos benefícios e evitar outras enfermidades. E esta é a razão principal que levou a Organização Mundial da Saúde e a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira terem marcado o dia 10 de julho como o Dia Mundial da Saúde Ocular. A própria OMS aponta que mais de 2,2 bilhões de pessoas, em todo o planeta, têm alguma deficiência visual.

Segundo a Médica Oftalmologista do SESI Ceará, Dra. Hélia Gardênia, no Brasil, as principais doenças oculares que afetam a maior parte da população e que levam pacientes aos consultórios oftalmológicos e optométricos são: a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo; as doenças inflamatórias da conjuntiva (conjuntivites); o glaucoma; a retinopatia (principalmente a diabética); e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Considerando isso, é fundamental prevenir, desde cedo. “As pessoas precisam ir, pelo menos uma vez por ano, ao médico, mesmo que não haja a manifestação de sintomas ou histórico familiar de alguma condição ocular específica. Em bebês recém-nascidos, o exame do olhinho é realizado na primeira semana de vida”, explica Hélia.

Uma das formas mais simples e práticas de prevenção é a higiene ocular, que pode ser feita ao lavar o rosto diariamente. “O ideal é essa higienização ser feita com água fria e algum sabonete ou adstringente neutro. Existem lenços umedecidos e alguns géis específicos que podem ser usados para a limpeza dos olhos”, explica a oftalmologista.

Cuidado com a luz das telas!

O uso excessivo de smartphones, computadores e tablets também pode afetar a visão, por conta da emissão de luz produzida pelas telas. Para quem precisa usar óculos, uma das soluções para amenizar esta exposição é o uso de lentes com filtro de luz azul. Não há contraindicações.

Catarata

A catarata é uma condição visual que deixa a visão mais turva e opaca, devido ao desgaste da lente natural do olho, chamada de cristalino. Com isso, os raios de luz têm dificuldade de atravessar as diversas camadas para formar as imagens na retina. A catarata costuma aparecer com mais frequência em pessoas acima dos 60 anos de idade, mas também pode ser causada por uso de medicamentos à base de corticoides, exposição excessiva ao sol, sem a devida proteção, o que indica que pessoas mais jovens também podem ser afetadas.

“A cirurgia de catarata é um dos procedimentos mais seguros e eficazes e consiste na retirada do cristalino para o implante de uma lente intraocular. Normalmente, a cirurgia é realizada por facoemulsificação, que consiste em uma pequena incisão no olho, fragmentando o cristalino em pedaços pequenos, que são aspirados imediatamente. É um procedimento que não causa dor e tem duração média de 20 minutos”, explica Hélia Gardênia.

Onde procurar atendimento

Nas SESI Clínicas, você pode ter acesso a profissionais de qualidade para o atendimento oftalmológico. Basta marcar sua consulta, através do telefone (85) 4009-6300. Confira os endereços:

FORTALEZA
? Centro - Av. Padre Ibiapina, 1449 (veja no mapa)
? Parangaba - Av. João Pessoa, 6754 (veja no mapa)

MARACANAÚ
? Distrito Industrial - Av. do Contorno, 1103 (veja no mapa)

SOBRAL
? Campos Velhos - Av. Dr. Arimatéia Monte e Silva, 1003 (veja no mapa)

JUAZEIRO DO NORTE
? Pirajá
- Rua José Marrocos, 2265 (veja no mapa)
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA