SENAI Ceará e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza entregam 740 certificados no Programa “Fortaleza + Futuro”

A manhã desta quarta-feira (12/07) foi marcada pelo otimismo de mais de 700 jovens que estão em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho. São estudantes que acabam de se formar no Programa “Fortaleza + Futuro”, resultado de uma parceria entre o SENAI Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

A solenidade realizada no auditório da Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro, contou com a participação do Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; do Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; do Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira; da Gerente da unidade do SENAI Centro, Alcilane Mota, além de outros representantes das duas instituições.

O Programa se alinha à responsabilidade social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), reforça Paulo André Holanda. “Com muita alegria, estamos representando o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, em um evento que mostra mais uma etapa dessa parceria entre o SENAI Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O‘Fortaleza + Futuro’ é um programa da mais alta importância, no qual podemos capacitar os alunos para algumas profissões ou mesmo para empreender. Nós fizemos um mapeamento com a Prefeitura para identificar os principais cursos. Os resultados são expressivos, visto que muitos alunos já estão empregados ou empreendendo”, disse.

O Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, destacou a importância dos jovens desenvolverem a cultura empreendedora. “Esse Programa é muito importante, porque ele foca na capacitação das pessoas. A gente sabe que a produtividade e a geração de prosperidade e renda estão vinculadas diretamente a um conjunto de capacidades e habilidades. Esse programa possibilita não só o ingresso das pessoas no mercado formal de trabalho, quanto também o fato delas poderem empreender. É fundamental para o futuro de Fortaleza que a gente capacite ao máximo a nossa população”, explicou.

O Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira, atribuiu ao Programa os números considerados positivos na geração de emprego na capital. “Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, Fortaleza é a cidade do Norte e Nordeste que mais gera empregos. Desde o início da gestão do Prefeito José Sarto, até a última atualização, realizada em maio, 85 mil empregos já haviam sido gerados. Esse número supera o dos últimos dez anos", disse.

Ao todo, o Programa conta com 173 turmas em aulas presenciais nas três unidades do SENAI em Fortaleza, nos bairros Centro, Parangaba e Barra do Ceará. O objetivo do Fortaleza + Futuro é beneficiar 15 mil pessoas, que terão acesso à qualificação profissional em eixos como: meio ambiente; gastronomia e produção de alimentos; produção cultural, design e vestuário; informação e comunicação - tecnologia da informação; infraestrutura e construção civil; energia renovável; refrigeração; manutenção em geral e gestão.

Os 39 cursos realizados pelo SENAI Ceará são oferecidos para a população de Fortaleza, acima de 16 anos, e vão possibilitar a formação da mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. As capacitações são gratuitas, com carga horária entre 16h/a e 160h/a, financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). “Só no SENAI Centro, formamos 26 turmas, com 500 concludentes de diversas áreas: tecnologia da informação, logística, alimentos, construção civil, fabricação de pizzas, entre outros”, ressaltou a Gerente da unidade do SENAI Centro, Alcilane Mota.

Uma das formandas foi a estudante Emilly dos Santos, de 18 anos. “Hojeé um dia muito especial para mim. Com muito estudo, concluí o curso de moda e agora estou procurando uma qualificação no mercado. Com certeza, saio na frente, por ter construído uma boa base teórica e prática”, finalizou.

Serviço:

Para garantir uma vaga em um dos cursos com inscrições abertas a partir do dia 20 de julho, clique AQUI

 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA