Destino cultural : Museu da Indústria oferece Programação de Férias em julho com oficinas, espetáculos e exposições

A Programação de Férias do Museu da Indústria (SESI/FIEC) será o destino certo para quem quiser passear, de maneira lúdica e artística, pela história e cultura do desenvolvimento do Ceará. Ofertando uma lista de oficinas, cursos, espetáculos e visitas guiadas às exposições instaladas, o Museu terá eventos agendados para todos os finais de semana do mês de julho, preparados para atender públicos de todas as idades.

Entrelaçando a cultura e a relevância do patrimônio histórico do Ceará e da Indústria, a programação deverá passar por várias temáticas e modelos de ensino.

No dia 8, a oficina de bordado, ministrada por Simone Barreto e Jenifer Souza, proporcionará aos alunos a oportunidade de aprender uma tradicional técnica artesanal enquanto aprendem sobre a relevância histórica do prédio onde o Museu da Indústria está instalado. Mas a lista vai além das oficinas, como explicou Luís Sabadia, Gerente do Museu.

"Estamos lançando essa programação e elas vão seguir ao longo do ano porque existe uma nova política nacional de cultura para todos os SESI, e um dos indicadores é oferecer ações formativas em arte e cultura. Serão apresentações de teatro e música, aulas espetáculo, oficinas e cursos, sempre dentro dos temas do patrimônio, das artes e da economia criativa. ", disse

"A programação de férias será diversa, começamos com a oficina de bordado, vinculada ao tema do patrimônio, para além da questão da ludicidade, temos a questão do patrimônio histórico edificado para se entender porque o prédio foi tombado e a importância dele. E vem por ai educação musical para crianças, conhecer e visitar indústrias, aulas de filosofia, estética e arte, uma peça de teatro que fala de como se deu o desenvolvimento econômico do Ceará, e muitas outras atrações. ", completou.

Confira alguns destaques da Programação de Férias do Museu da Indústria:

Dia 2/7: Oficina de Brinquedos cinéticos 2 com Lohan Matos, Anderson Arruda e Ed Araújo.
Dia 8/7: Curso de Formação Artística: Arte e Filosofia - uma introdução à Estética com Lucas Dilacerda;
Dia 8/7: Bordar o prédio - oficina de bordado com Simone Barreto e Jenifer Souza
Dia 22/7: Espetáculo teatral “Do Siará ao Ceará – uma expedição poética”
Dia 27/07 : “Como se Fez, Como se Faz ?!?” – Um percurso pelas indústrias cearenses com Júlio Lira.

Exposições

Outro ponto de destaque durante às férias no Museu da Indústria será a possibilidade de visitar as duas exposições instaladas no equipamento, que contam a história da carnaúba para a indústria e a evolução do setor de energia no Ceará, indo da chegada desse potencial até o desenvolvimento do hidrogênio verde. As exposições estarão abertas ao público, mas quem quiser integrar um dos grupos guiados poderá visitar o Museu nos fins de semana como parte da programação de férias.

"Temos em cartaz duas exposições, que é a da Carnaúba tratando do nosso bioma da caatinga, e da Eletricidade como patrimônio, no sentido histórico, que conta como era o Ceará sem um energia elétrica contínua, depois da chegada da energia de Paulo Afonso e chegando até as energias renováveis e ao hidrogênio verde, que gerando um novo espaço de desenvolvimento econômico do Ceará", disse Sabadia.

"Essas exposições estarão abertas aos público e nesses horários terão monitorias, com formações de grupos para ter algo mais sistemático", completou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA