Presidente da FIEC participa de cerimônia de formatura do Programa Empreendedor Criativo

Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), participou, nesta quarta-feira (21/06), da cerimônia de formatura do Programa Empreendedor Criativo. O projeto, focado no ensino do empreendedorismo em Fortaleza, opera a partir de uma parceria do Junior Achievement Ceará (JA Ceará), com a FIEC e a Secretaria de Proteção Social do Governo do Estado.

Também estiveram presente na cerimônia Igor Queiroz Barroso, empresário representante do Grupo Edson Queiroz e Conselho do JA Ceará; Max Quintino, Chefe da Casa Civil do Estado; Milene Alves, Presidente do Sindicafé e Membro do Conselho do JA Ceará; Jessica Souza, titular da Coordenadoria Inclusão Social; Gardel Rolim, Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; Chico Esteves,  Diretor Administrativo da FIEC; Sampaio Filho,Diretor de Inovação da FIEC, além de presidentes de sindicatos e outros empresários.

Durante o evento, o Ricardo Cavalcante enalteceu o potencial transformador da educação e do conhecimento sobre empreendedorismo. A partir da formatura, os 148 alunos formados nesta turma do Projeto estarão mais capacitados a iniciar o próprio negócio ou ingressar no mercado de trabalho.

"O Junior Achievement é uma entidade que o Sistema FIEC apoia há bastante tempo e hoje tivemos a formatura de 148 alunos, que estão ligados a um novo momento da vida deles. E se existe uma coisa que transforma a vida e as pessoas é a educação. Desde o início, o JA Ceará faz esse trabalho, estando presente em mais de 104 municípios do Ceará. E o grande negócio do Sistema FIEC é qualificar e treinar pessoas, então estamos aqui para parabenizar esses alunos", disse.

O empresário Igor Queiroz Barroso também comentou sobre a importância da educação financeira e dos conhecimentos relacionados ao empreendedorismo.

"Quando terminei o MBA eu pensei que eu precisava devolver um pouco do que recebi. Mas como eu vou devolver isso para a sociedade? Nosso Ceará é um estado pobre, então precisamos muito de empreendedorismo criativo e educação financeira. O nível de endividamento das famílias está enorme por falta de educação financeira e ver metade da turma conseguindo um emprego ou começando a empreender depois de formados é a minha maior alegria, a minha maior conquista", declarou.

Bastante emocionada a participante do Programa Empreendedor Criativo, Francisca Alana de Oliveira, que recebeu o certificado nesta quarta-feira, destacou a importância da perseverança, da dedicação ao trabalho e das próprias crenças.

"Essa é uma etapa importante das nossas vidas. Estamos nos formando como empreendedores criativos, mas o jogo está apenas começando e há muitos desafios para conquistar", afirmou.

Para auxiliar os formandos nessa nova trajetória, Max Quintino apontou a relevância da busca pelo conhecimento constante, que pode funcionar como potencial de impulsão nas trajetórias profissionais.

"O Governo do Estado tem total interesse em participar de programas assim pelo resultados que eles têm. Esses cursos abrem portas e janelas para o caminho de aprender mais, melhorar mais, e eu sempre digo que o nível de conhecimento é o que mais agrega valor no trabalho de todos nós. Então reforço que é importante perseverar para poder continuar crescendo", comentou Max.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA