Na Alemanha, Diretor do SENAI Ceará assina memorando de entendimento com o Instituto Fraunhofer ICT para desenvolvimento de pesquisas em conjunto na área de Hidrogênio Verde

Nesta terça-feira, 20/06, o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o Instituto Fraunhofer ICT para desenvolvimento de pesquisas bilaterais sobre hidrogênio verde e crédito de carbono. Esta declaração conjunta de intenções reflete um interesse mútuo dos participantes em gerar e discutir ideias para futuros projetos de pesquisa e desenvolvimento de uma metodologia para certificação de emissões de carbono no Ceará, pesquisa e inovação relacionados à produção de combustíveis sustentáveis, para iniciar e promover uma colaboração científica entre o SENAI Ceará e Fraunhofer ICT, além de outras atividades elencadas no plano de trabalho.

Nesse cenário mundial de transição energética e de busca por descarbonizar a economia global, o HUB de hidrogênio verde do Ceará já contabiliza mais de US$30 bilhões de intenções de investimentos anunciados, que prometem mudar a realidade do estado. Uma realidade nunca vista antes, que irá gerar emprego e renda para a população cearense, além de oportunidades de descabonização da indústria cearense. Segundo Paulo André, “para atender esse desenvolvimento e agregar valor à economia local, a qualificação profissional, a pesquisa e a inovação são fundamentais”.

Em todo o mundo, as melhores práticas de pesquisa, desenvolvimento e inovação são protagonizadas quando há a colaboração entre a academia, o setor produtivo e o governo. “Nossas indústrias cearenses estão muito bem representadas pela liderança do Presidente da FIEC, o industrial Ricardo Cavalcante, que não mede esforços para estimular as indústrias cearenses a participarem da cadeia de valor do hidrogênio verde e para atrair grandes investidores nacionais e internacionais e que, por meio do SESI, SENAI e IEL Ceará, têm buscado sempre as melhores opções de treinamentos e de tecnologias para oferecê-los", destaca. 

Com agenda na Alemanha há 10 dias, Paulo André Holanda e sua comitiva estão fortalecendo as parcerias existentes e prospectando novos parceiros. “Temos parceria consolidada com a Agência de Cooperação Alemã (GIZ) na área de energias renováveis há 8 anos, já na área automotiva temos uma parceria com a MWM e, recentemente, formalizamos uma parceria com a Mahle, para oferta de cursos de montagem e desmontagem de motores diesel, Otto 3 cilindros e motocicletas.”, conta. Na área de serviços técnicos e de inovação, o Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia, Carlos Egberto, informa que o SENAI tem laboratórios de metrologia realizando serviços de certificação e calibração dos equipamentos para a empresa Sideral Linhas Aéreas (empresa que opera na alemã Fraport).Está sendo fechada também uma grande parceria com a SIEMENS do Brasil, que deverá se concretizar em Setembro/23.

Missões internacionais como esta proporcionam importantes trocas de experiências com empresas e instituições de ensino que possuem expertise em projetos de hidrogênio verde e energias renováveis. A exemplo disto, a formalização da parceria entre o SENAI Ceará e o Instituto Fraunhofer ICT é resultado de um plano de trabalho que vem sendo discutido desde outubro de 2022. “Tive a oportunidade de conhecer o Fraunhofer ICT em outubro de 2022, durante uma missão industrial promovida pela MEI (Mobilização Empresarial para Inovação), organizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Nesta oportunidade, pude conhecer de perto este renomado instituto de pesquisa, que é referência em novas tecnologias e inovação para as indústrias europeia. Recebemos este ano uma delegação conduzida pelo Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg em nossa unidade SENAI Barra do Ceará, e, hoje, neste dia histórico, formalizamos nossa parceria que trará grandes resultados. Esta será a importante contribuição do SESI/SENAI Ceará para transição energética”, afirma Paulo André Holanda.

Estiveram presentes na reunião, além de Paulo André Holanda, a Assessora do SENAI/SESI para transição energética, Isabela Maciel; o Gerente do Instituto Senai de Tecnologia, Carlos Egberto; Wilhelm Eckl, Vice-diretor do Instituto Fraunhofer; Ana Claudia Salles, do Departamento de Engenharia Ambiental do Instituto Fraunhofer, e Emília Ionne-Kaufmann, Vice-diretora do Departamento de Sistemas Energéticos. Participaram da reunião de forma online o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro, representado o Presidente Ricardo Cavalcante; Hugo Figueiredo, Presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP); Expedito Parente Júnior, Diretor de Suporte a Infraestrutura e Patrimônio na ADECE; Monica Panik, Consultora Internacional da FIEC; Günther Schmid, Chefe de Divisão de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg, e Oliver Magiera, Assessor do Ministério da Economia, Trabalho e Turismo do Estado de Baden-Württemberg.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA