CIN realizou mais uma edição do BACCF Road Show Fortaleza: Como Ingressar no Mercado Norte-Americano

Na última quinta-feira (15/06), o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) promoveu o BACCF Road Show Fortaleza, um encontro focado em orientar e apoiar empresários, executivos e empreendedores brasileiros interessados em entrar no mercado dos Estados Unidos. O evento contou com a parceria e suporte da renomada Câmara de Comércio Brasil-EUA da Flórida (BACCF), especializada em facilitar o intercâmbio comercial entre os dois países.

O encontro contou com as apresentações de Carlos Mariaca, membro do Conselho da BACCF; Sandra Mina, Vice-presidente Sênior de Crédito Residencial do Banco do Brasil Americas; Michel de Amorim, Sócio da Drummond Advisors; Guilherme Caram, Diretor Executivo da Pique Law Firm; e Lorrane Campos, Diretora Executiva da BACCF.

“Ao buscar a expansão de negócios e explorar novas fronteiras, contar com o apoio de instituições de fomento ao comércio exterior, como o CIN e a BACCF, é de extrema importância. Um plano de exportação adequado e bem estruturado para os Estados Unidos são passos cruciais para alcançar o sucesso nesse mercado altamente competitivo”, declarou Marlene Albuquerque, Assessora de Comércio Exterior do CIN.

Durante o evento, foram abordados temas como a importância do Brasil para a Flórida, enfatizando o sólido relacionamento comercial estabelecido ao longo dos anos. Também foram discutidos os principais produtos importados e exportados entre os dois países, ressaltando as oportunidades promissoras para os empresários brasileiros. Essa troca comercial evidencia o potencial de crescimento e colaboração mútua entre o Brasil e a Flórida, fortalecendo ainda mais os laços comerciais entre as duas regiões.

“Quando se trata de conquistar o mercado americano, é crucial ter um plano de negócios sólido e estar bem preparado. Investir de forma adequada desde o início é mais econômico do que lidar com correções futuras. É de extrema importância entrar no mercado da maneira correta, contando com profissionais especializados em contabilidade e recursos humanos para evitar custos desnecessários a longo prazo. Essa abordagem estratégica garantirá um caminho mais seguro e promissor para o sucesso nos negócios nos Estados Unidos”, disse Carlos Mariaca, Membro do Conselho da BACCF.

Segundo dados da BACCF em 2022, a Flórida movimentou R$ 90 bilhões em comércio exterior, sendo R$ 22 bilhões referentes ao mercado brasileiro. A China, segundo maior parceiro comercial do estado americano, acumulou no mesmo período R$ 11 bilhões.

O empresário e Presidente da Montarte Inox, Ronney Felix, falou sobre a importância do workshow disponibilizado pelo CIN, destacando as estratégias que deverá usar na empresa nos próximos anos. Os planos, segundo ele, passam, após 2028,  por uma possível expansão para o mercado dos Estados Unidos.

"Depois da palestra eu tive consciência de que há caminhos mais fáceis para entrar no mercado dos Estados. Eu já estive no país e sei que tem mercado para nosso ramo de atuação, só não sabia por onde começar, e depois do workshop a gente descobriu os pré-requisitos para entrar nesse mercado", disse.

"Conseguimos, agora, atender todos os estados do Nordeste, e depois queremos estar em todos os estados do Brasil. Depois vamos buscar entrar em outros mercados e já tenho o contato do CIN para começar algumas consultorias para começar a fazer exportações, quem sabe, no futuro", completou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA