Palestra no IFCE Maracanaú destaca potencial do hidrogênio verde e energias renováveis

As potencialidades do mercado de hidrogênio verde e de energias renováveis no processo da transição energética no Ceará foram apresentadas nesta quarta-feira (14/06) em palestra realizada no IFCE de Maracanaú, conduzida pelo Coordenador do Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Constantino Frate. O debate, mediado pelo professor Ítalo Lima, foi promovido pelo SENAI Ceará, com apoio do SESI Ceará, do IEL Ceará, em parceria com o IFCE.

O evento também contou com a apresentação dos detalhes do edital do evento científico – edição 2023, que será premiado nos dias 25 e 26 de outubro deste ano após seleção de  artigos e projetos de pesquisa relacionados ao tema de energias renováveis e hidrogênio verde.

Durante a palestra, Constantino destacou o potencial energético no Brasil e no Ceará, evidenciando as oportunidades de desenvolvimento dos setores de hidrogênio verde e energias renováveis. Além de apresentar os projetos já em desenvolvimento no Ceará, citando a lista de empresas que já assinaram memorandos de entendimento para investimentos, Frate ressaltou a importância da conscientização da população para implementação dos projetos e impulsão do hub cearense de hidrogênio verde. 

"O importante é que a população do Estado perceba que as energias renováveis, tanto a eólica onshore e offshore, quanto o hidrogênio verde são muito mais benéficos para o meio ambiente que as outras energias. Consequentemente, é importante que as comunidades compreendam a importância para a economia cearense e apoiem os projetos. Então destacar que a conscientização é fundamental para o bom desenvolvimento dos projetos", disse

Já Ítalo Lima reforçou a importância do contato entre a academia e a Federação das Indústrias. Segundo o professor de química do IFCE, a relação fortalece o entendimento do arranjo produtivo no Estado.

"É interessante porque a relação da academia com a FIEC, que tem o presidente Ricardo Cavalcante como vice-presidente da CNI, traz um peso interessante. E esse conceito do IFCE de entender o arranjo produtivo local tem sempre a FIEC como parceira, ligando o eixo produtivo com a própria academia", disse.

Edital Evento Científico – Edição 2023

A palestra também contou com uma apresentação do edital do evento científico - edição 20-2023, que terá a submissão de trabalhos entre os dias 16 de junho e 31 de agosto de 2023. A divulgação dos trabalhos selecionados será realizada no dia 3 de outubro, com a exposição sendo feita nos dias do evento, 25 e 26 de outubro deste ano, quando acontecerá a nova edição do FIEC SUMMIT.

"O FIEC Summit cresce de importância quando o investidor internacional percebe que há uma articulação muito forte da Federação com o Governo do Estado, com participação da academia, pelo Porto do Pecém, e até o Banco Mundial. Mostrar essa articulação, que estimula a implementação de investimentos é um dos fatores mais importantes do Ceará se tornar e se consolidar como liderança do setor de hidrogênio verde", disse Constantino Frate.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA