Na Alemanha, Paulo André Holanda se reúne com representantes de consulado e de instituições de investimento, com foco em hidrogênio verde

Durante o segundo dia da missão técnica na Alemanha (13/06), Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, acompanhado da comitiva do Sindienergia-CE, se reuniu com o Vice-Cônsul do Brasil na Alemanha, Paulo Pacheco, e com o representante do departamento de investimentos do escritório europeu da Apex Brasil, Guarani de Morais.

Na reunião, o Presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz, reforçou a importância de gerar conexões entre as empresas alemãs e as empresas associadas do sindicato. O Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, apresentou o HUB de Hidrogênio Verde no Ceará e o trabalho que atração de investimentos que é feito pela Federação, junto ao Governo do Estado.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, fez uma apresentação de todo o potencial que o estado tem para viabilizar o HUB do Hidrogênio Verde, juntamente à FIEC, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém e às universidades.

Paulo André Holanda reforçou a importância das instituições de ensino alemãs para unidades do SESI e do SENAI: “O modelo ‘dual’ de educação alemão e a organização do Instituto Fraunhofer serviram de inspiração para a criação da rede de capacitação, tecnologia e inovação do SENAI, com a criação do 88 Institutos da rede SENAI”. Além disso, falou sobre a relevância das parcerias com empresas do país: “Desde 2012, temos uma sólida parceria com a agência de cooperação alemã, GIZ. Iniciamos com uma parceria focada no desenvolvimento dos primeiros cursos de energia solar no Brasil e, agora, em 2023, estamos trabalhando para desenvolver os cursos de hidrogênio verde, no projeto H2Brasil. Além disso, recentemente, inauguramos novos laboratórios na área automotiva com a empresa alemã Mahle e a MWM“. A missão internacional continuará em busca de firmar novas parcerias e com perspectivas concretas, dentre elas: com a Siemens e com o Instituto Fraunhofer.

No período da tarde, a agenda de reuniões incluiu o encontro com Karim Ould Chih, Diretor de Energia do KfW, banco de desenvolvimento alemão que trabalha em nome do governo para implementar parte da contribuição da Alemanha para projetos relacionados ao clima. O KfW tem ajudado o poder executivo alemão a atingir seus objetivos em política de desenvolvimento e cooperação internacional para o desenvolvimento, por mais de 50 anos.

Estiveram presentes na reunião: Carlos Egberto, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI; Isabela Maciel, Assessora de Transição Energética do SESI SENAI; o Diretor de Geração Distribuída do Sindienergia, Hanter Pessoa; o Diretor Financeiro do Sindienergia, Jonas Becker; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; o Secretário Executivo da Indústria (da SDE), Joaquim Rolim; o Diretor e Empresário da área de energia, André Siqueira; e o Especialista em Inteligência Competitiva do Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEC, Fellipe Faria, que está à frente da organização da missão.


LEIA MAIS:

Em missão na Alemanha, Paulo André Holanda se reúne com gerente do Centro de Hidrogênio da Baviera

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA