FIEC prestigia inauguração da nova fábrica da Eletra em Itaitinga

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) participou hoje (07/06) da solenidade de inauguração da nova fábrica da Eletra Energy Solutions, em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, foi representado pelo Gerente de Comunicação da instituição, Paulo Nóbrega.

A cerimônia foi marcada pela presença das seguintes autoridades: o Governador do Estado, Elmano de Freitas; a Secretária de Relações Internacionais do Governo e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros; o Secretário-Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Joaquim Rolim; o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Itaitinga, Celso Rodrigues, que representou o Prefeito Marcos Tavares, além do CEO da Eletra Energy, Rui Chang; o Cônsul-Geral interino da República Popular da China em Recife, Wang Ke e o Diretor Comercial do setor de água da Eletra, Pedro Henrique dos Santos. Executivos das principais companhias de saneamento do Brasil e representantes de outras entidades, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), também participaram da inauguração. 

A Eletra é especializada em soluções customizadas para medição de energia elétrica e água, e conta com um investimento aproximado de R$ 17 milhões. O Governador Elmano de Freitas ressaltou os impactos econômicos que serão promovidos com a nova fábrica. “Eu quero afirmar que tudo que o Estado do Ceará puder fazer para aprofundar e avançar o desenvolvimento da Eletra, podem ter certeza, de que vai ser feito. Nós temos absoluta clareza da necessidade de aumentarmos as oportunidades de emprego para o nosso povo. Também reforço que, além da geração de empregos, a Eletra decidiu liderar projetos no nosso Estado voltados para o mercado local. Quero agradecer à empresa e ao povo chinês por essa oportunidade de colaboração. Isso é muito importante para o desenvolvimento tecnológico, fundamental para o crescimento de qualquer país”, disse.

Ao enfatizar os avanços econômicos e sociais, Roseane Medeiros disse como o Ceará tem se destacado com o avanço da iniciativa privada. “A inauguração desta fábrica ilustra o momento importante no qual o Ceará passa, que é o de aproveitamento dos nossos recursos naturais, tão essenciais para a produção do Hidrogênio Verde, por exemplo. Portanto, precisamos estar atentos às demandas do mercado. Importante lembrar que as oportunidades vêm e passam e, se nós não soubermos abraçá-las no momento adequado, perderemos a nossa vez”, disse. 

Sobre a Eletra

Criada em 2010, a empresa lidera o mercado brasileiro de produtos e s oluções para medidores de energia e integra o Grupo Hexing, um gigante do mercado chinês. Em 2016, a empresa já havia inaugurado a primeira fábrica no parque industrial, também em Itaitinga, com investi

mentos em torno dos R$ 52 milhões. “O Brasil é o nosso maior mercado depois da China. Nós lideramos o segmento de medidores elétricos no país e mais de 90% dos nossos equipamentos são produzidos aqui no Brasil. Espera-se que, no primeiro ano de operação, a Eletra possa criar 100 novos empregos locais. Além disso, a capacidade de produção anual da fábrica está prevista para atingir 500 mil unidades de medidores ultrassônicos residenciais e 50 mil unidades de macromedidores ultrassônicos”, pontuou o CEO da Eletra Energy Eletra Energy Solutions, Rui Chang.

Além dos medidores de energia elétrica, a fábrica também se destaca pela produção de medidores de água, Eletra Water Solutions. “A principal intenção da Eletra é a inovação no mercado, uma vez que vem com produto diferenciado dos produzidos no Brasil. São medidores ultrassônicos, que evitam a medição do ar e resíduos e a nossa principal intenção é construir um mercado inovador, diferenciado, com uma linha de produtos com preços atraentes e, principalmente, trazendo novos postos de emprego”, destacou o Diretor Comercial do setor de água da Eletra, Pedro Henrique dos Santos.

A expectativa da empresa é de mais crescimento para os próximos cinco anos, o que poderá resultar em aproximadamente 300 novos postos de trabalho. Os resultados também dependem das relações institucionais entre Brasil e China, como aponta o Cônsul-Geral adjunto da República Popular da China em Recife, Wang Ke. “Atualmente a China está promovendo um alto nível de abertura para o mundo. A nossa indústria da manufatura está se tornando cada vez mais inteligente, amigável ao meio ambiente e benéfica ao público, o que trará novas oportunidades de cooperação para o mundo, incluindo o Brasil”, finalizou. 

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA