Projeto intersindical Indústria Solidária é apresentado na FIEC
Na noite da última segunda-feira (05/05), foi apresentado, na FIEC, o Projeto Indústria Solidária, uma iniciativa intersindical que visa a união de forças dos sindicatos filiados à Federação e dos seus associados em prol da causa social. A ideia é que cada sindicato propague sugestões de ações entre os seus filiados, favorecendo instituições filantrópicas. Na apresentação de ontem, participaram representantes do Sindienergia, Sindlacticínios, Sindpan, Sindredes, Sindroupas, Sindconfecções, Sindisorvetes, Sindialimentos, além de esposas de alguns presidentes da Federação, que pretendem contribuir com a causa. Também estiveram presentes na ocasião as representantes do Lar Amigos de Jesus, Ir. Conceição e Ir. Rocilda. O Lar, que acolhe crianças em tratamento contra o câncer em Fortaleza e seus acompanhantes nesse processo, será a primeira instituição a ser beneficiada com o projeto. Outras entidades beneficentes também devem ser contempladas com o apoio do Indústria Solidária.
Durante o momento, foram apresentadas sugestões de ações levantadas a partir de uma visita ao Lar Amigos de Jesus para percepção das principais necessidades. Entre elas: alimentação, produtos de limpeza, móveis que possam ser reciclados, e ações mais específicas, como apoio ao Baile Atemporal (que será realizado pelo Lar Amigos de Jesus no próximo dia 16 de junho, no Náutico, visando arrecadar fundos para reforma dos quartos da instituição); realização de compostagem de resíduos orgânicos; implantação de placas solares para geração de energia para o trabalho de marcenaria do Lar; promoção de momentos de lazer com as crianças, envolvendo todos os sindicatos participantes; cadastro no projeto "Sua Nota tem Valor", em benefício da instituição de acolhimento, dentre outras ações e necessidades.
Em sua fala, a Ir. Conceição reforçou que o Lar recebe cerca de 50 crianças e acompanhantes ao mesmo tempo, podendo chegar a um número até maior em determinados períodos. Cabe à instituição oferecer, além de abrigo e todas as alimentações diárias, o deslocamento para os tratamentos e até momento de lazer e acompanhamento psicológico e espiritual para aqueles que a buscam. A Irmã elogiou a iniciativa dos sindicatos com o Projeto Indústria Solidária.
"O algo a mais, a responsabilidade social é muito importante. É algo que permite que o nosso trabalho seja realizado. Deus nos escolheu. O Lar Amigos de Jesus tem uma missão, que é cuidar daquelas crianças, que hoje não têm saúde. São crianças diferenciadas. E vamos desenvolver agora com vocês um apostolado da solidariedade. Vamos desenvolver o amor de Deus, que está transbordando dentro do coração de vocês", ressaltou a religiosa.
Todos os presentes também falaram sobre como podem contribuir com a importante causa e, ao longo dos próximos dias e meses, diversas ações já devem ser colocadas em prática em prol do Lar Amigos de Jesus.