SENAI Ceará e Prefeitura de Caucaia abrem oficialmente os cursos de qualificação profissional para o público de baixa renda

Na manhã desta quarta-feira, 17/05, representantes da Unidade de Educação do SENAI Ceará e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho Caucaia (SDST), na região metropolitana de Fortaleza, se encontraram para a abertura oficial das aulas de qualificação profissional. A oferta é fruto do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o SENAI, representado pelo seu Diretor Regional, Paulo André Holanda, e a pasta municipal, com o objetivo de ofertar formação para a população caucaiense de baixa renda, a parceria compreende seis cursos, durante este ano de 2023.

Segundo a Secretária Natécia, o SENAI é um parceiro fundamental do governo municipal na geração de mão de obra qualificada. “É com grande alegria que recebemos, aqui no CATEQ, o SENAI, nesta parceria tão importante com a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, em que cursos gratuitos vão capacitar para a inserção no mercado de trabalho e o empreendedorismo, isso é muito importante para nós”, afirma.

Através dos cursos, jovens de Caucaia têm a oportunidade de se preparar melhor para viver a realidade do mercado de trabalho, com apoio do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ) - onde também está instalado o SINE municipal -, que acolhe, orienta, capacita e é a ponte entre os trabalhadores e empregadores do município. Os cursos ministrados pelo SENAI são de Assistente Administrativo, Almoxarife, Salgadeiro, Pizzaiolo, Operador de Computador e Instalador e Reparador de Fibras Óticas, atendendo a cerca de 120 pessoas, como Izabel Gomes da Silva Menezes, de 20 anos, que está no curso de Assistente Administrativo.

“Estou gostando muito pois esta é uma área na qual eu tenho muito interesse. Como eu queria me qualificar, antes de conseguir um emprego, quando este curso foi divulgado pela Prefeitura, tratei de me inscrever”, relata.

Segundo a Gerente da unidade SENAI Centro, Alcilane Mota, a oferta de cursos, desde a concepção à conclusão, é estruturada para ofertar o melhor caminho à população atendida. “Capacitar não só Fortaleza, mas seu entorno, é importante, pois as indústrias estão ávidas por pessoas que já cheguem aos postos de trabalho compreendendo seus afazeres e suas entregas. Nossas turmas são formadas com muito cuidado pedagógico, para que as pessoas tenham uma qualificação sólida, bastante robusta e que consigam desenvolver as competências, habilidades e atitudes necessárias a cada um dos postos de trabalho aos quais eles estão pretendendo se candidatar”, afirma.

E esta missão assumida pelo SENAI é reconhecida pela gestão de Caucaia. É o que reflete a fala da Secretária Executiva do Trabalho, Izabel Calado. “Para nós, é fundamental fazer parceria com o SENAI, que tem a expertise em qualificar a população, pois trazemos um trabalho reconhecido, um certificado que agrega ao currículo das pessoas. Estamos atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social, que, em boa parte, têm Ensino Médio completo mas ainda não conseguiram evoluir para uma graduação superior. Os cursos capacitam realmente para que elas entram no mercado de trabalho”, conclui.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA