Workshop realizado na FIEC detalha estratégias e relevância da gestão financeira para a saúde das empresas

A importância e como fazer uma boa gestão financeira para manter a saúde dos negócios foi pauta de uma palestra realizada nesta quinta-feira (11/05), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento foi promovido pelo Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde) em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindpan).

O tema, segundo Pedro Menezes, Sócio-diretor do Grupo Idear, pode ser definitivo para garantir a sobrevivência dos negócios ao longo do tempo, independentemente do tamanho da empresa ou do setor no qual ela está inserida. Além de tentar indicar caminhos para a melhora desse atributo nos negócios, Menezes ressaltou a conexão entre a gestão financeira e o crescimento de operações.

"Na maioria das vezes, o empreendedor já sabe por onde seguir, mas, muitas vezes, somos engolidos pelas atividades e eventualidades do negócio ou pelas incertezas do cenário. E o empreendedor se sente sozinho para dar essa virada de chave, e eu estou aqui para isso, fomentar essa virada de chave, despertando essas ideias e para mostrar que é possível, independente do negócio, fazer uma gestão financeira com resultado", explicou.

Atualizar conceitos de gestão financeira pode mudar a realidade de uma pequena empresa no Ceará. Focado nessa perspectiva, Alex Martins, Presidente do Sindpan, ressaltou o papel de fomentar essas discussões e gerar oportunidades de aprendizado a partir do trabalho dos Sindicatos e da Federação.

"Eu acredito nessas palestras voltadas para os pequenos negócios, porque os donos são muito voltados para o operacional, mas eles têm de estar no estratégico, e aqui eles vão aprender e abrir a mente para ter o negócio na mão. A gente está em parceria com o Sindiverde para facilitar a vida para todos os sindicatos, até porque a gestão financeira é comum para todos os negócios", disse.

Quem conseguiu aproveitar bastante as discussões promovidas no evento foi a empresária Kerley Torres, da Sammy Gelados. Mesmo não estando diretamente conectada ao Sindiverde ou ao Sindpan, ela esteve na palestra, buscando agregar novos aprendizados ao próprio negócio.

"A gente vira empresária e cai de paraquedas. No primeiro movimento, você não sabe de nada do financeiro, então nos primeiros dois anos eu não sabia nada de gestão financeira, então, 3 anos depois da abrir a gente quase foi 'para o buraco'. Mas voltei e subi de novo graças à gestão financeira.", afirmou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA