SENAI Ceará recebe selo da Rede de Mulheres na Energia Solar por fortalecer a presença feminina no setor de energias renováveis

No último mês de abril, o SENAI Ceará, representado pelo Diretor Regional Paulo André Holanda, recebeu o selo da Ação Coletiva Interligadas, pelo compromisso em incentivar a presença de mulheres em programas de formação técnica e no mercado de trabalho de energias renováveis.

A ação é uma iniciativa da Rede de Mulheres na Energia Solar (MESol), estabelecida também pelo Projeto Profissionais do Futuro (Ministério da Educação) e pela Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GmbH).

O Diretor Regional do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, comenta a importância da participação feminina nesta área tão relevante para o mundo. “A pauta das energias renováveis é uma prioridade para o Sistema FIEC que, através do Presidente Ricardo Cavalcante, tem sido reconhecido como referência nacional em estudos, articulação e incentivo a este setor, principalmente no que diz respeito ao Hidrogênio Verde. E isso tem tudo a ver com nosso alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Temos capacitado colaboradores SESI e SENAI, mulheres e homens, com a participação de especialistas alemães e brasileiros, para atuarem neste setor. E ainda contamos com o trabalho de excelência de Isabela Maciel, Especialista em Energias Renováveis do SENAI Ceará, que tem trabalhado e colaborado de maneira estratégica e fundamental, mesmo em uma área ainda muito masculina”, afirma.

Isabela, que vivencia esta realidade no Sistema FIEC, afirma que é a partir de uma decisão de gestão que o cenário de igualdade começa a ser traçado, em sua área. “Participar de um mercado predominantemente masculino [como é possível ver na foto acima] é, por vezes, desafiador. Por isso, é muito gratificante saber que o SENAI do Ceará, reconhecendo a importância do tema, se compromete a promover ações estratégicas em busca de mais igualdade gênero, a incentivar o crescimento do número de mulheres no mercado de trabalho, na área de energias renováveis, e a discutir o tema com os recrutadores. Isto é reflexo de uma gestão, conduzida pelo nosso diretor Paulo André Holanda, que se preocupa com o bem-estar social”.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA