IEL Ceará homenageia Jovens Aprendizes pelo Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Na manhã desta terça-feira (9/5), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) promoveu, na Casa da Indústria, um evento em homenagem aos alunos do Programa Jovem Aprendiz, numa alusão ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado em 24 de abril. O encontro reuniu cerca de 350 jovens nas modalidades presencial e on-line e proporcionou momentos de descontração e reflexão sobre a importância do programa para a carreira dos participantes.

A coordenadora de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro, abriu o evento dando as boas-vindas à plateia em nome da superintendente Dana Nunes. Ela parabenizou os jovens pela data e enalteceu a equipe responsável pela execução do programa, destacando que um dos diferenciais do IEL Ceará é que todos os profissionais envolvidos dedicam muito cuidado e carinho a todos os alunos e ao próprio projeto.  

“É um projeto que nos orgulha muito. Vocês sabem o quanto são privilegiados por terem essa oportunidade, principalmente porque realmente nós somos diferenciados. O programa é feito com muito carinho, com muito cuidado, por profissionais extremamente competentes. Por isso, aproveitem cada momento de vocês aqui dentro. Para além da técnica, dentro das empresas a gente precisa ter postura, profissionalismo e cuidado com os outros. Aqui no nosso programa, vocês estão desenvolvendo comportamentos, habilidades, que vão fazer a diferença na carreira de vocês. Então, não desperdicem essa chance”, disse Lourena dirigindo-se aos alunos. 

A especialista em Educação e Carreiras do IEL Ceará, Ana Régia Lopes de Souza, responsável pelo programa, contou que idealizou o evento com o intuito de confraternizar e juntar todas as turmas. “Esse é um momento para comemorarmos juntos toda a evolução do programa, que começou com um aluno no ano passado e hoje já são mais de 300. Essa conquista é de todos nós. Gratidão a toda a equipe, em especial aos professores e a vocês. O nosso curso não prepara vocês só para o trabalho, para uma empresa, mas para a vida. O nosso programa está crescendo, mas todos têm um lugar especial e a gente está sempre de portas e coração abertos para receber vocês”, afirmou Ana Régia.     

Um dos destaques da programação do evento foi o bate-papo com Yasmin Oliveira, 19 anos, uma ex-aluna do programa que foi efetivada na empresa onde atuava após seis meses de aprendizagem. Yasmin revelou que apesar do pouco tempo no programa ela conseguiu aprender bastante e que a oportunidade que recebeu do IEL Ceará foi decisiva para a sua formação. “O acolhimento que recebi no IEL Ceará é importantíssimo. A gente é recebido com sorriso, com um abraço, isso nos dá confiança. A troca com os professores é muito rica. A gente não é jogado no mercado de trabalho. A gente recebe todo o apoio e o conhecimento necessários. É uma oportunidade sem igual”, ressaltou a jovem que foi efetivada no cargo de Assistente Administrativo há três meses. 

Saiba mais

Muito mais que cumprir o que determina a Lei da Aprendizagem, o IEL Ceará prepara os jovens para os desafios reais do mundo do trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas pelas empresas. Lançado em 2021, o programa começou com uma pequena turma na modalidade presencial, em Fortaleza. Pouco a pouco, o programa foi avançando e hoje conta com a modalidade EaD, com aulas on-line e ao vivo, e contempla várias turmas, totalizando mais de 350 jovens em 315 municípios do Nordeste e até de Minas Gerais.

O programa do IEL Ceará agrega à formação teórica conteúdos voltados ao dia a dia do mundo do trabalho, por meio de aulas com profissionais atuantes no mercado. Essas capacitações têm o foco em áreas que são consideradas fundamentais para as profissões do futuro, como inovação, tecnologia, gestão, empreendedorismo, comunicação, projetos, marketing digital e sustentabilidade, entre outras. Além disso, a formação foca também no desenvolvimento de uma trilha de carreira para esses jovens, despertando a auto responsabilidade para a definição de objetivos individuais para a vida profissional.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA