Palestra promovida pelo Sindialimentos discute desafios na prospecção de clientes

Adaptação às demandas do mercado e às formas de interação com os clientes foram a pauta em uma palestra realizada para os associados do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (Sindialimentos), nesta quinta-feira (4/05). A apresentação foi conduzida pelo Consultor e CEO da Montefusco Consultoria, Davi Montefusco, no auditório José Flávio, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Estiveram presentes representantes de empresas associadas como Avine, Rebanho, Sucré, Bioagro, Casa dos Ingredientes, Sítio Barreiras, Relpi Alimentos, entre outras.

As constantes mudanças das demandas de mercado no setor de alimentos foram o destaque da fala de Montefusco, que reforçou a importância de empresas e colaboradores estarem atentos aos novos meios de contato com clientes. Compreender o andamento dessas negociações também deverá estar no radar de quem planeja fechar novos negócios, já que vendas maiores poderão exigir contatos mais prolongados.

"Muita coisa mudou e temos percebido que a gente estava muito acostumado a esperar e ir atrás dos clientes que já são mais certos, e o intuito é mostrar a importância do follow up e que as vendas vão acontecer no terceiro ou quarto contato, principalmente se estivermos falando de vendas de ticket maior", disse Davi.

O papel das redes sociais para a concretização de vendas ou a manutenção de relações entre vendedores e clientes também deve ser levado em conta, segundo Montefusco. Ele comentou sobre a necessidade de saber adaptar abordagens para garantir uma nova transação.

"Temos, hoje, o contexto das mídias sociais, e elas também são um caminho. Às vezes, a pessoa manda uma mensagem para o cliente e não vai mais atrás, mas a forma como você faz esse gerenciamento pode ser um facilitador ou atrapalhador", afirmou.

Davi ressaltou ainda a importância de ter iniciativas voltadas para os associados, como a palestra realizada na última quinta-feira.

"O que eu até ressaltei com o presidente Isaac Matos Bley é que essa é uma iniciativa que foge do comum, das reuniões e discussões mais técnicas e operacionais. A gente sabe que vêm pessoas de muitas áreas das empresas, então dá essa aproximação do Sindicato com o sócio e com os funcionários, mostrando que o Sindicato está junto e trabalhando com eles", comentou.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA