Em evento bastante prestigiado, IEL Ceará lança Escola de Gestão e Aceleração de Negócios na Casa da Indústria

Com os seus dois principais auditórios lotados, a Casa da Indústria foi palco nesta quinta-feira (27/04), de um grande evento de lançamento do novo posicionamento do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) como Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. A cerimônia foi prestigiada por autoridades públicas, das universidades e importantes líderes do setor produtivo cearense e marcou o início de uma atuação do IEL Ceará focada em programas de educação executiva e corporativa de alto nível, ancorada em modernas plataformas tecnológicas e em sintonia com as tendências do mercado.   

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, abriu o evento dando as boas-vindas aos convidados e ressaltando a importância do trabalho que o IEL Ceará realiza ao longo dos últimos anos. Ele destacou o papel das lideranças em tempos cada vez mais acelerados e disruptivos e também salientou a riqueza do conteúdo que o palestrante da noite, Hitendra Patel, iria trazer.

“Se quisermos liderar as nossas equipes com uma visão global dos negócios, precisamos ir além e alimentar cotidianamente a nossa sede de conhecimento. E é exatamente isto que o Sistema FIEC, através do IEL Ceará, está propondo com a Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. Queremos formar profissionais antenados com o futuro; lideranças capazes de ver muito além do óbvio; gestores preparados para enxergar oportunidades onde muitos só percebem problemas; executivos plurais, aptos para superar os desafios de um tempo em que a mudança é a única constante. Este é o desafio que o IEL do Ceará assumiu para si, quando resolveu se transformar em um centro de excelência em educação corporativa, quando se qualificou para oferecer o que há de melhor e mais avançado em tecnologia do conhecimento executivo”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Após o discurso do Presidente, foi exibido um vídeo institucional que apresenta o portfólio do IEL Ceará e todas as mudanças que estão sendo implementadas no Instituto. Em seguida, a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, subiu ao palco para revelar as novidades, os novos programas e a plataforma Mundo IEL, que irá levar para o metaverso as soluções do Instituto, aproximando ainda mais seus clientes do futuro com uma ferramenta que proporciona novas experiências e amplia as possibilidades de interação e aprendizado.

Em uma fala emocionada, Dana Nunes agradeceu ao presidente Ricardo e a toda a diretoria da FIEC pela confiança e por todos acreditarem no sonho de transformar o IEL Ceará. Também agradeceu ao time IEL Ceará pela dedicação e compromisso com a evolução do Instituto. “Há três anos e sete meses, o Presidente Ricardo assumiu a gestão do Sistema FIEC e me convidou para juntos transformarmos a atuação do IEL Ceará e contribuirmos com o desenvolvimento das empresas e das pessoas no Estado. Aos poucos, a gente vem conseguindo fazer isso. Hoje, estamos dando mais um passo e essa é uma grande conquista para todos nós”, comemorou.

A Superintendente explicou que, para se firmar como Escola de Gestão e Aceleração de Negócios, o IEL Ceará estruturou diversas oportunidades em seus programas de educação com base em pesquisas que mapeiam o que o mercado necessita hoje e amanhã, a exemplo do mestrado profissional em Administração e Controladoria, o MBA em Business Strategy e Transformation, o MBA em Digital Business, o MBA em Gestão de Energias Renováveis e o MBA em Customer Experience, Digital Branding & Sales. Dana também citou os programas de liderança que serão lançados em breve e que estão sendo construídos com a orientação de grandes especialistas de renome nacional.

“O IEL vem atuando muito forte com o olhar para as pessoas. Toda a nossa base, a nossa essência, é olhar para as pessoas e para elas a gente vem desenvolvendo muitos programas. Nós, hoje, temos uma média de lançamentos de 8 a 10 novos cursos por mês para todos os níveis de estágio da carreira, desde o profissional que está iniciando, passando por aquele que está em desenvolvimento e para o profissional de alto nível”, pontuou a Superintendente, acrescentando que o IEL Ceará atua sempre em parceria com as universidades locais e busca também parceiros nacionais e internacionais para complementar a atuação aqui no Estado.

Em seguida, Dana Nunes apresentou como irá funcionar a plataforma no metaverso Mundo IEL. Toda a plataforma foi estruturada a partir de um conceito que traz a árvore do conhecimento como pilar do desenvolvimento do mundo e das pessoas, num ambiente disruptivo, leve, acolhedor, que une a experiência dos mundos virtual e real. Nesse espaço, poderão ser realizadas dinâmicas, reuniões, aulas, palestras, eventos e um infinito de possibilidades que virão somar aos produtos e soluções da Escola de Gestão e Aceleração de Negócios. 

“É um ambiente onde as pessoas realmente vão viver o metaverso, seguindo toda essa tendência nova que já está sendo posta aí. Importante dizer que não estamos seguindo um modismo, mas seguindo uma tendência real, que é necessária. O IEL Ceará vai acompanhar tudo que tiver de novo para trazer para vocês. É só um primeiro passo, porque daí vem muita coisa. Já estamos sonhando em desenvolver mais soluções dentro desse espaço”,

Liderança inovadora

Por fim, o evento de lançamento da Escola de Gestão e Aceleração de Negócios trouxe a palestra do guru mundial da inovação, Hitendra Patel, CEO da consultoria IXL - Center for Innovation, Excellence and Leadership, que ajudou empresas como Nasa, Amazon, Boeing, LG e Walt Disney a inovarem.

Com o tema “Liderança inovadora: Desenvolvendo negócios em um mundo de rápidas mudanças”, Hitendra falou sobre inovação, novas tecnologias, Inteligência Artificial, globalização e o futuro dos negócios. 

Hitendra Patel mostrou alguns exemplos do que os CEOs de grandes organizações mundiais, referência em inovação, como Amazon, Google, Tesla e Microsoft, estão dizendo e fazendo com os novos talentos das empresas. Segundo ele, até mesmo grandes líderes inovadores foram pegos de surpresa diante das recentes revoluções provocadas pela Inteligência Artificial (IA). Por isso, ensina o especialista, é fundamental refletir sobre o que se deve ensinar ou demandar a esses profissionais num contexto em que as tecnologias, especialmente a IA, mudarão o tempo inteiro.

“A forma como uma empresa vende, faz marketing, os seus produtos, tudo vai ter IA embutido. Se você não tem IA nos seus produtos ou serviços, os seus produtos vão ser algo do ano passado, como os dinossauros. Por isso, é preciso se adaptar, ser flexível. Uma organização que determina o que deve ser feito pelas pessoas hoje, amanhã e no dia seguinte, não é uma organização que vai sobreviver. Você tem que estar sempre se adaptando, mudando, porque as tecnologias avançam da noite para o dia. É tudo muito rápido”, destacou o palestrante. 

Citando o CEO da Amazon, Jeff Bezos, que entende que a inovação é fundamental porque os modelos de negócios estão mudando, Hitendra contou que ele sempre pergunta aos seus colaboradores o que mais eles podem fazer, além do que já fazem habitualmente. “O que mais podemos fazer? O que está por vir? Cada colaborador tem que ter essas perguntas na mente como um mantra. É se perguntar isso e imaginar uma coisa diferente. Isso é importante, mas há uma outra pergunta fundamental: por que não? Se você estimular as pessoas a pensarem dessa forma, você terá um Elon Musk na sua empresa”, avaliou Hitendra.

Sobre o futuro, o guru da inovação diz que o grande desafio é treinar as pessoas para um novo mundo que nem se sabe ao certo como será. O desafio é preparar as pessoas para empregos que sequer existem hoje. “Precisamos desaprender o que aprendemos e aprender coisas novas. É isso que é o futuro. E só vamos conseguir isso se não nos contentarmos com os porquês”, ponderou.

O evento contou com as presenças de Salmito Filho, Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho do Ceará; Beto Studart, Vice-Presidente da CNI e ex-Presidente da FIEC; Cândido Albuquerque, Reitor da Universidade Federal do Estado do Ceará (UFC); Carlos Prado, Primeiro Vice-Presidente da FIEC; Roseanne Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Internacionais do Ceará; Chico Esteves, Diretor Administrativo da FIEC; Carlos Rubens, Diretor Financeiro Adjunto e Presidente do Simagran; Germano Maia, Diretor Administrativo Adjunto da FIEC; Paulo André Holanda, Superintendente do SESI e Diretor Regional do SENAI; Deusa Carvalho, Gerente de Educação Executiva do IEL Nacional; Augusto Teixeira de Albuquerque, Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC; Alci Porto, Diretor Técnico do Sebrae; João Guimarães, Presidente da Associação Comercial do Ceará; Marcos Soares, Diretor de Comércio Exterior da FIEC e Presidente do CIC; Sampaio Filho, Diretor de Inovação da FIEC e Líder do Observatório da Indústria da FIEC; José Antunes Mota, Diretor da FIEC e Presidente do Sindlacticínios; Fátima Facundo, Diretora da FIEC; Marcos Montenegro, Conselheiro Fiscal da FIEC e Presidente do Sindialgodão; Roberto Ramos, Conselheiro Fiscal Suplente; Ricard Pereira, Conselheiro Fiscal Suplente da FIEC; Agostinho Alcântara, Presidente do Sindserrarias; Milene Pereira, Presidente do Sindicafé; Alex Martins, Presidente do Sindpan;  Paulo Alexandre, Presidente do Sindroupas; Daniel Gomes, Presidente do Sindconfecções; Paulo Gurgel, Presidente do Sindquímica; Virgílio Araripe, Diretor de Relações Institucionais do IFCE, conselheiro do SESI e do SENAI.


 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA